domingo, 30 de outubro de 2011

O ex Vereador Telê acaba de falecer as 19:00 na Santa Casa em Maringá

  Depois de mais de 10 dias internado,e lutando contra um câncer no estômago luta que já durava mais de 3 anos , acabou de falecer neste Domingo 29/10/2011 na Santa Casa Maringá o Ex Vereador  Antonio de Almeida Rosa o Têle,47 anos pai de 3 Filhos ,ele teve uma filha que acabou falecendo com 14 anos , e ainda teve a Andressa 22 anos  gêmeas com esta que faleceu, e ainda o Ítalo o mais novo que tem 13 anos , ele também tinha uma netinha Drieli de anos , lembrando que sua filha Andressa e sua Neta juntamente com sua irmã Nega chegaram da França na quarta feira passada , para vim ver o pai, esta com certeza é a notícia mais triste que recebi neste dia , fico muito triste por ele ser uma pessoa simples , humilde ,de Deus *, e do bem , Têle vá com Deus * que ele te acompanhe sempre aonde você estiver , lugar com  certeza será em um bom lugar, e que DEUS* conforte sua família, e esta sempre guerreira e abençoada Esposa que o Têle tinha  Rosangela , que ficou todos os dias no Hospital sem arredar o pé por 1 segundo.A vida seguirá mas com certeza nós perdemos um grande e honesto homem que sempre lutou pelos pobres e menos favorecidos ,Vá em paz , outro igual a você será díficil. E aqui ficam meus sentimentos a Família .


sábado, 29 de outubro de 2011

Mayara, Nádia e Eládio – Atletas são orgulho para Marialva


Mayara, Nádia e Eládio – Atletas são orgulho para Marialva
Atletas marialvenses brilham em várias competições esportivas. A jogadora de Handebol Mayara Fier de Moura, defendendo a seleção brasileira, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos disputados em Guadalajara, no México.

Na seleção brasileira de basquetebol, que também está disputando os Jogos no México, outra atleta de Marialva se destaca: a pivô Nádia Colhado.

O sinuquista Eládio Silvestre, popular Vaca, também esteve competindo no último final de semana, em Curitiba. Ele disputou a 3ª e última etapa do Paranaense Individual Diamante 2011 e foi vice-campeão.

O Prefeito Deca parabeniza todos os atletas que elevam o nome de Marialva a nível nacional, e até internacional.

Maiores informações: (44) 3232 8354.


Origem: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Marialva

Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa começa no dia primeiro



Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa começa no dia primeiro

A SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e CSA (Conselho de Sanidade Agropecuária de Marialva) alertam os pecuaristas para o prazo de vacinação contra a febre aftosa.

A segunda etapa começa no próximo dia 1° de novembro e prossegue até o dia 30. É obrigatória a vacinação de todos os bovinos e búfalos, de qualquer idade, inclusive bezerros recém-nascidos.

Segundo o Presidente da CSA, João Obici, em Marialva a expectativa é vacinar aproximadamente 12.000 animais.

O Médico Veterinário Responsável pela Unidade de Marialva, Cícero José Coimbra, lembra que os criadores após a compra da vacina, devem procurar a unidade veterinária munidos da nota fiscal para comprovar a vacinação e preencher o comprovante exigido. Isso é necessário para controle sanitário. A multa para quem não vacinar é de R$ 96,09, por cabeça.

Origem: Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Lobato a pacata cidade para viver bem

Lobato a

pacata cidade para viver bem

Os cerca de 4,4 mil moradores contam com um serviço de saúde de dar inveja. Não por acaso, o município tem um dos melhores índices de qualidade de vida do Paraná
29/10/2011 | 00:01 | ANDERSON GONÇALVES, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
Para quem vive nas grandes cidades, receber uma equipe médica em casa, sem enfrentar filas em hospitais ou postos de saúde, parece algo inimaginável. Mas em Lobato, a 460 quilômetros de Curitiba (Região Noroeste), essa é a realidade da maioria dos moradores. A proximidade com o médico e a facilidade de receber o diagnóstico em casa está fazendo a diferença na vida de seus 4,4 mil habitantes. Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Lobato é um dos municípios com maior qualidade de vida no Paraná, graças, principalmente, aos bons indicadores na área de saúde, como o elevado número de consultas pré-natais e a quantidade reduzida de óbitos infantis.
Fotos: Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Fotos: Albari Rosa/ Gazeta do Povo / Em Lobato, a família de Expedito Machado tem atendimento médico assegurado pelo município: “O doutor não deixa a gente se descuidar”, brinca+ ampliar imagem
Em Lobato, a família de Expedito Machado tem atendimento médico assegurado pelo município: “O doutor não deixa a gente se descuidar”, brinca
saiba mais
Veja as cidades com as melhores e piores notas no IPDM
Saúde da Família atende 55,4% dos paranaenses
O exemplo de Lobato serve como referência de como funciona o Programa Saúde da Família (PSF), desenvolvido pelo governo federal. Através de equipes multiprofissionais em unidades básicas, seu objetivo é acompanhar um número definido de famílias localizadas em uma área geográfica delimitada. Em todo o Paraná, o programa atende 5,7 milhões de pessoas, o equivalente a 55,4% da população do estado.
Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação do PSF nos municípios depende de solicitação das prefeituras. Para o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, os números de cobertura verificados no estado devem ser comemorados. “É preciso fazer um corte naquela parcela da população que não é usuária do sistema público de saúde. Olhando assim, esse porcentual de 55% é bastante significativo”, avalia.
Ao todo, 1,8 mil equipes estão distribuídas em 387 municípios. Segundo dados de setembro deste ano, apenas 12 cidades não estão inseridas no programa. Essas equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.
A cidade detém o segundo melhor Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), que mede o grau de desenvolvimento humano entre os municípios paranaenses. Para chegar a esse denominador são consideradas estatísticas referentes às áreas de saúde, educação, emprego e renda. Na última avaliação, em 2008, o município obteve um índice de 0,8360, ficando atrás apenas de Curitiba (0,8509).
Apenas uma unidade de saúde concentra o atendimento de todo o município, que não tem hospital. São seis médicos em atividade, que através do Programa Saúde da Família prestam atendimento domiciliar a 3,4 mil moradores, uma cobertura de 78,3%. Segundo o médico Silvio Tolentino, como a população da cidade é reduzida, é possível acompanhar de perto a situação de cada família. “Nós sabemos qual o problema de cada uma, como estão sendo tratada e se estão sendo tomados os devidos procedimentos”, explica.
Uma das famílias que recebem acompanhamento direto é a do casal de aposentados Expedito e Ana do Rosário Machado, que vivem com um filho portador de síndrome de Down. Eles chegaram a Lobato há 16 anos, vindos de Santo Inácio (Noroeste). Além dos cuidados assegurados ao jovem, garantem estar com a saúde em dia. “Tive problema de pressão alta, mas agora está controlado. O doutor não deixa a gente se descuidar”, brinca Expedito.
Disposição é o que não falta em José Cardoso Santana, o Padre Zezinho. Mesmo com uma doença grave, que há oito anos lhe tirou os movimentos das pernas e dos braços, ele segue com suas atividades normalmente, rezando missas e interagindo com a comunidade. “Moro há 22 anos nessa cidade e acho que vou morrer aqui mesmo. Gosto das pessoas e a cidade tem tudo o que preciso”, assegura.
A secretária municipal de Saúde, Vanessa Russiano Garcia, credita o bom resultado no IPDM aos investimentos feitos no setor. “Nós investimos principalmente na atenção primária e na distribuição de medicamentos”, frisa. Ainda assim, ela acredita que é necessário ampliar a estrutura de atendimento. O município não conta com serviços em algumas especialidades, como ortopedia. Estes casos, assim como aqueles que demandam internamento hospitalar, são encaminhados para outros municípios.
Educação e emprego
Outros fatores contribuem para a qualidade de vida em Lobato. A taxa de abandono escolar é próxima de zero no ensino fundamental e de 3,9 no ensino médio, número considerado baixo. Já no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a cidade aparece entre as 45 melhores colocadas no estado. Na área de emprego e renda, Lobato sedia uma indústria de alimentos, que gera em torno de 400 empregos diretos e movimenta a economia do município.
Prevenção faz a diferença
Ações de prevenção na saúde podem fazer a diferença no desempenho dos municípios no IPDM. A avaliação é do economista do Ipardes Francisco Castro, para quem o resultado da avaliação reflete boas políticas desenvolvidas pelos gestores municipais. “Os indicadores de saúde estão relacionados a algumas atribuições dos municípios, especialmente na atenção básica. Em função disso, a prevenção conta muito”, aponta.
Medidas preventivas reduzem o número de óbitos por causas evitáveis e mal definidas, duas estatísticas consideradas pelo Ipardes para elaboração do IPDM. “Por isso, o número de consultas pré-natais também é de extrema importância.” Na área de educação, a responsabilidade do município é menor, visto que estão entre suas atribuições apenas os ensinos infantil e fundamental.
Indicador anual
Um dos objetivos do IPDM, de acordo com o economista, é nortear políticas públicas para as prefeituras. O índice foi criado como uma alternativa ao Índice de Desenvol­vimento Humano (IDH), apurado pelo Censo do IBGE, mas com um intervalo de dez anos. “As prefeituras não tinham um indicador anual, através do qual pudessem avaliar a gestão pública com base em indicadores sociais. Por esses dados, é possível avaliar o que está sendo feito e o que precisa ser atacado”.

Polémica colocam em cheque novo Ministro dos Esportes Aldo Rebelo


De acordo com a prestação de contas da última campanha, três de dez empresas ligadas à Confederação doaram dinheiro ao deputado, além de empreiteiras envolvidas na construição de estádios da Copa

27 de outubro de 2011 - Eduardo Bresciani, do estadão.com.br

O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP), recebeu doações de campanha de empresas patrocinadoras da Confederação Brasileira de Futebol. Ele foi o presidente da CPI da CBF/Nike, mas nos últimos anos se aproximou de Ricardo Teixeira sendo um de seus interlocutores no Congresso. As declarações de bens do deputado mostram que ele teria perdido quase a metade do seu patrimônio entre 2006 e 2010.
Segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prestação de contas de Aldo nas eleições do ano passado mostra que ele recebeu doações de três dos dez patrocinadores da CBF. O deputado comunista recebeu R$ 50 mil do banco Itau Unibanco, R$ 25 mil da Fratelli Vita Bebidas, que pertence à Ambev e R$ 80 mil da Companhia Brasileira de Distribuição, que controla o Grupo Pão de Açúcar.
O deputado recebeu ainda dinheiro de empreiteiras envolvidas na construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014. No ano passado, a Mendes Júnior doou R$ 100 mil a Aldo. A construtora participa das obras em Cuiabá. Em 2006, o deputado comunista recebeu R$ 40 mil de uma empresa do grupo Odebrecht, que está a frente de obras em quatro dos doze estádios do evento. Ele recebeu ainda R$ 200 mil em 2010 e outros R$ 250 mil em 2006 da construtora Camargo Corrêa, que não participa, porém, da construção de estádios.
Patrimônio. As informações prestadas ao TSE mostram ainda um dado curioso. O deputado perdeu quase a metade de seu patrimônio desde 2006. Naquele ano Aldo declarou ter R$ 612,9 mil em bens. No ano passado, este montante caiu para R$ 376,3 mil. A perda se deve basicamente a uma casa de R$ 203 mil declaradas em 2006 e que não consta na prestação de contas do ano passado. Em 2010, o único imóvel declarado por Aldo é uma casa em Viçosa (AL), que estava em construção quatro anos antes.

O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP), recebeu doações de campanha de empresas patrocinadoras da Confederação Brasileira de Futebol. Ele foi o presidente da CPI da CBF/Nike, mas nos últimos anos se aproximou de Ricardo Teixeira sendo um de seus interlocutores no Congresso. As declarações de bens do deputado mostram que ele teria perdido quase a metade do seu patrimônio entre 2006 e 2010.
Segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prestação de contas de Aldo nas eleições do ano passado mostra que ele recebeu doações de três dos dez patrocinadores da CBF. O deputado comunista recebeu R$ 50 mil do banco Itau Unibanco, R$ 25 mil da Fratelli Vita Bebidas, que pertence à Ambev e R$ 80 mil da Companhia Brasileira de Distribuição, que controla o Grupo Pão de Açúcar.
O deputado recebeu ainda dinheiro de empreiteiras envolvidas na construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014. No ano passado, a Mendes Júnior doou R$ 100 mil a Aldo. A construtora participa das obras em Cuiabá. Em 2006, o deputado comunista recebeu R$ 40 mil de uma empresa do grupo Odebrecht, que está a frente de obras em quatro dos doze estádios do evento. Ele recebeu ainda R$ 200 mil em 2010 e outros R$ 250 mil em 2006 da construtora Camargo Corrêa, que não participa, porém, da construção de estádios.
Patrimônio. As informações prestadas ao TSE mostram ainda um dado curioso. O deputado perdeu quase a metade de seu patrimônio desde 2006. Naquele ano Aldo declarou ter R$ 612,9 mil em bens. No ano passado, este montante caiu para R$ 376,3 mil. A perda se deve basicamente a uma casa de R$ 203 mil declaradas em 2006 e que não consta na prestação de contas do ano passado. Em 2010, o único imóvel declarado por Aldo é uma casa em Viçosa (AL), que estava em construção quatro anos antes.

Partido Verde do Paraná reafirma compromisso com candidatura própria




A direção do Partido Verde no Paraná reuniu dirigentes na nova sede em Curitiba para discutir a participação nas eleições municipais de 2012. Cerca de 200 Verdes de todo o estado reafirmaram o compromisso de trabalhar para ter candidatura própria e organizar chapa completa para vereadores.
A presidente do PV no Paraná, deputada Federal Rosane Ferreira, afirmou que “a executiva dará autonomia para as comissões municipais definirem candidaturas e acompanhará, de perto, as possíveis alianças”.
Para Rosane, “o objetivo é ampliar o número de prefeitos e vereadores eleitos sem perder o compromisso com a ética e o desenvolvimento sustentável. São as pessoas que fazem os partidos e o PV do Paraná está consolidado e coeso na busca de soluções para os problemas das cidades”.
Sugestões – Durante a reunião, os dirigentes fizeram várias sugestões à direção, além de tirar dúvidas sobre legislação, apoio institucional e político.
Entre as sugestões está a realização de seminários regionais no interior de formação política junto à base e com a possibilidade da participação da comunidade. O objetivo dos encontros é fomentar a discussão de problemas que afetam as cidades como saneamento básico e ambiental, transporte, ocupação do solo urbano e rural, destino adequado aos resíduos sólidos e segurança pública, especialmente no que se refere ao combate ao crack e outras drogas.
Segundo a legislação eleitoral, todos os partidos têm até o final de setembro para filiar os que pretendem se candidatar ano que vem. A executiva estadual está atenta a essa movimentação e trabalha pra fazer do PV uma opção na maioria das cidades do Paraná.
Fonte: www.verde.org.br

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O estado de saúde do ex Vereador de Marialva Telê é grave

 Depois de mais de 1 semana internado  no Hospital Santa Casa de Maringá, o ex Vereador de Marialva Antonio de Almeida Rosa o Telê, luta para viver ele que tem câncer no estômago,a seus admiradores estão fazendo correntes de orações para estes que foi um dos Vereadores mais destacados em Marialva , pela sua humildade e simplicidade , ele que foi Vereador por 4 mandatos 1988-1992,1992-1996,1996-2000,e 2000 até  meados de 2003, quando ele se afastou da Política para ir tentar sua sorte na França, ficando até o ano de o final de 2009  naquele País ,Têle eu que sou Compadre seu e amigo, fico e vou ficar torcendo e rezando por você todos os dias para que você  fique melhor, com Deus* a gente pode tudo , ainda mais pessoas de um coração tão bom quanto o seu , que sempre foi gentil atendou a todos , Deus* com certeza irá te estender as mãos , pois o mesmo você aqui você fez a varias pessoas sem olhar cor , classe social ,isto é pensar no próximo ainda voltarei o falar mais sobre você Têle , por hoje eu paro  esta escrita , que com certeza ainda ainda tem muito a ser falado .Outra coisa aos mal informados que disseram que o Têle tinha falecido pensem antes de  falarem as coisas, todos nós temos uma FAMÍLIA POR TRÁS DE NÓS , ENTÃO NÃO VAMOS BRINCAR COM OS SENTIMENTOS A ANGUSTIA DOS OUTROS .

Marialva Futebol Clube tem jogo decisivo no domingo


No próximo domingo (30), às 16:00 horas, no Estádio Braz Clementino de Mendonça, o Marialva Futebol Clube joga contra o Paranacity. É a segunda partida da Semifinal do Campeonato Amador da Liga de Futebol de Nova Esperança. No primeiro confronto o time de Marialva venceu por 1X0.

Com o resultado, o MFC pode perder por até um gol de diferença para se classificar para a grande final. O Presidente João Paulo Costacurta convoca a torcida para ir ao estádio e torcer pelo time da Capital da Uva. “Vamos encher o estádio e dar força aos jogadores para garantir a classificação”, conclamou.


Origem: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Marialva

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

- Campanha Salarial SISMAV - 2011

      Nesse próximo bimestre o SISMAV realizará diversas plenárias e a assembléia geral, para junto a todos os servidores levantar os problemas e reinvidicações da base para abrir a Negociação Salarial de 2011 com a Prefeitura Municipal de Marialva. Queremos que você, SÓCIO e NÃO SÓCIO do SISMAV saiba que sua presença é muito importante para nós, pois assim podemos colocar em nossa proposta todas as solicitações que existem em nossa categoria.
          
           Confira abaixo a programação para que você possa participar em seu dia específico
           SERVIÇOS GERAIS
           25.10.2011 - Terça-feira
           Horário: 19:00h
           Camara Municipal de Marialva
          
           MOTORISTA, BOMBEIRO E VIGIA
           27.10.2011 - Quinta-feira
           Horário: 19:00h
           Camara Municipal de Marialva
          
           SERVIDOR DA SAÚDE ESTATUTÁRIO
           03.11.2011 - Quinta-feira
           Horário: 19:00h
           Camara Municipal de Marialva
          
           EDUCAÇÃO
           11.11.2011 - Sexta-feira
           Horário: 19:00h
           Camara Municipal de Marialva
          
           CELETISTA E ADMINISTRATIVO
           08.11.2011 - Terça-feira
           Horário: 19:00h
           Camara Municipal de Marialva
          
           ASSEMBLÉIA GERAL
           18.11.2011 - Sexta-feira
           Horário: 19:00h
           Camara Municipal de Marialva
          
           FONTE: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marialva
           Rua Manoel Chamorro, nº 22-A – CEP – 86990-000 – Jardim Salem Shade
           Presidente Hélio P. da Silva – Cel.: 9918-8153 Fone: (44) – 3014-5850
          
          
           

Entre sorrisos e lágrimas, Jaqueline garante: 'Vou voltar dando show'



Quando caiu em quadra, Jaqueline temeu pelo pior. O formigamento no corpo inteiro a deixou por instantes com braços e pernas endurecidos, com movimentos mínimos e um desespero sem tamanho. Nesta terça, três dias depois de se chocar com Fabi na estreia da seleção nos Jogos Pan-Americanos e ter uma fratura cervical, a ponteira entrou no auditório do hospital Real San José, em Guadalajara, com um sorriso de alívio no rosto, apesar do incômodo colar no pescoço. Em alguns momentos, liberou o choro, ao falar da família e agradecer o apoio dos fãs. Nos últimos anos, superou, sem se abater, uma trombose na mão direita, uma punição por doping, três cirurgias nos joelhos e uma gravidez interrompida. Agora, tem como única certeza uma nova volta por cima.

- A palavra exata é força. Aprendi isso desde a minha infância, com minha família. Passamos por diversas dificuldades e conseguimos reverter. Mas uma coisa que vou conseguir é mostrar para as pessoas que não se pode desistir jamais. Sou lutadora. Como gosto de dizer, sou brasileira e não desisto nunca. Vou fazer de tudo para me recuperar rapidamente. Vocês podem ter certeza de que eu vou voltar dando show.


Jaqueline afirma que, depois de tantos problemas, aprendeu a lidar com os sustos. O novo baque, segundo ela, é apenas mais uma etapa a ser superada.

- Fico muito feliz em saber que recebo tanto carinho. Na hora do choque, foi uma sensação que nunca tinha sentido. Fiquei com o corpo dormente. Quando eu acordei e vi que as pessoas estavam preocupadas, fiquei mais nervosa. Minha preocupação maior foi por não sentir tão bem as pernas e os braços, por causa do formigamento. Mas fui me tranquilizando. Não me faltou nada nesse momento e isso me deixou muito bem. Estou supertranquila. Quero passar para minha família que estou bem – afirmou a jogadora, entre lágrimas.

Acompanhada pelos médicos Júlio Nardelli, da seleção, e João Grangeiro, do Comitê Olímpico Brasileiro, Jaqueline ouviu a previsão de que deve ficar entre quatro a seis semanas com o colar. Nesta terça, passou por novos exames de revisão, sem nenhuma alteração em seu quadro de saúde. A volta às quadras, no entanto, ainda é uma incógnita.


A gente vive de etapas. Primeira etapa, com colar, vai ser de quatro a seis semanas. Nesse tipo de trauma, não tem uma data fixa. Pode ser que volte antes, talvez depois. Esse ano ela volta a jogar, com certeza. Mas, nessas semanas, ela tem de ficar de repouso, sem atividades físicas. Ela, como atleta, vai ter uma recuperação mais rápida, mas não temos prazo. Mas o colar é o que ela tem de usar para se recuperar direitinho e por completo. Ela está se adaptando muito bem. Mas é inconveniente, incomoda – afirmou Nardelli.

Fora de mais um Pan, Jaqueline diz não se abater. Em suas previsões, afirma que suas companheiras de seleção subirão ao pódio em Guadalajara e que também terá feito parte da conquista.

- Com certeza, é triste. Tem pouco tempo que eu retornei à seleção. Mas vou ficar torcendo. A minha torcida vai ser grande. Vai ser difícil, mas eu creio que essa equipe vai lutar por essa medalha de ouro.

Após a notícia de que estava tudo bem com Jaqueline, Zé Roberto afirmou que ainda tinha esperanças de contar com a jogadora na Copa do Mundo, em novembro, no Japão. Ela, no entanto, reconhece que só deve voltar à equipe no ano que vem.

- Zé é uma pessoa que não desiste fácil. Até o último momento, que disserem que eu tenho chances, vai falar para eu tentar. Quando perdi o bebê, ele sempre ficou comigo, me apoiou para que eu voltasse logo e eu voltei muito bem. Ele fala isso pela confiança que tem em mim. E quando eu voltar, vou estar fortalecida.

A volta ao Brasil ainda não está definida. Com falta de lugares nos voos, o COB tenta encontrar uma solução para que a jogadora retorne ao país. Por enquanto, Jaqueline só pensa em tranquilizar a família e os fãs.

- Eu estou muito bem.

A História de Nossa Igreja Nossa Senhora de Fátima de Marialva


Igreja Nossa Senhora de Fátima

Em 1937 um homem chamado "Lino", percorreu 125 quilômetros pelo mato até Londrina, onde pediu um padre para atender o pequeno povoado de Marialva. Seu pedido foi aceito, e marcada a visita de um padre para o dia 19 de julho de 1937, data em que foi realizada a primeira missa, realizados casamentos e batizados. Esse é o início da história da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Marialva, que seria criada 12 anos mais tarde.
Em outubro de 1942, quando a cidade já estava em formação, a Santa Missa foi rezada em uma pensão, chamada Hotel do Sr. José Ribas, pelo Pe. Emílio C. Icheron-SAC que veio residir em uma fazenda situada entre Marialva e Maringá.
A partir de setembro de 1943 o Pe. Max Kley-SAC, que veio residir junto com o Pe Emílio, reza a missa na escolhinha, em frente a futura igreja, passando a rezá-la mensalmente. Houve neste dia a primeira festa com procissão.
Em 1944, uma comissão constituída pelos Srs. Demétrio da Silva Braga, José Chiquelli, Agostinho Depieri e Manuel da Costa Torres inicia os trabalhos para a construção da nova igreja, que foi inaugurada em 08 de dezembro de 1946. Em 29 de março de 1947 passa a residir em Marialva, o Pe. Max, designado como Coadjunto do Vigário de Mandaguari. Com muita dificuldade e contando com doações da comunidade o Pe. Max consegue equipar a nova igreja.
Em 10 de abril de 1949 é criada a Paróquia de Marialva, sendo instalado como primeiro vigário independente da paróquia de Mandaguari, o Pe. Max Kley-SAC. A instalação foi feita pelo Exmo. Bispo Diocesano Pe. Carlos Giobel - Reitor do Seminário Vicente Palotti de Londrina.
O Pe. Max ficou apenas 8 dias na nova Paróquia, teve de fazer uma viagem para a Alemanha, de onde não voltou mais para Marialva. Foi substituído pelo Pe. Antonio Mohn-SAC, que também ficou pouco tempo na paróquia, mas conseguiu a doação de datas junto a companhia de Terras Norte do Paraná, para a futura construção da Igreja Matriz e da Casa Paroquial.
Pe. Eugênio Herter, terceiro padre da paróquia, foi quem conseguiu terminar a construção da casa paroquial em dezembro de 1950.
Em 14 de novembro de 1951, Marialva que até então era destrito de Mandaguari, foi elevada a Município.
Em 25 de janeiro de 1953 é feito o lançamento solene da pedra fundamental da nova Matriz, que tem o início da construção, com escavação dos fundamentos em 16 de agosto de 1953.
Em fevereiro de 1954 toma posse o novo Vigário, Pe. Theodoro Hermann-SAC, com o propósito de continuar a construção da família paroquial e da nova Matriz. Para a construção da nova Matriz Pe. Théo faz campanhas, festas, recebe doações e aos poucos consegue levantar uma igreja imponente, que ele mesmo planejou e acompanhou ativamente as obras.
Em 1956 é criada a Diocese de Maringá, sendo nomeado Dom Jaime Luiz Coelho como Bispo. Dom Jaime fez a primeira visita oficial a paróquia de Marialva em 13 de julho de 1957.
No ano de 1965 ocorreu a chegada das Irmãs da Congregação Anjos Custódios do Rio de Janeiro , que vieram com a missão de administrar a escola paroquial e ajudar nos trabalhos da igreja.
Em janeiro de 1966 Pe. Théo é informado da sua transferência para outra cidade, seu sucessor foi Cônego Vicente Magalhães Teixeira, que teve sua posse datada de 27 de fevereiro de 1966. Cônego Vicente dá continuidade aos trabalhos da igreja e construção da Igreja Matriz.
Em 01 de abril de 1970, foi criada a paróquia Bom Jesus de Aquidaban, sendo desmembrada de Marialva.
Em julho de 1971 Cônego Vicente deveria deixar a paróquia por problemas de saúde, o que acabou não acontecendo, pois, no dia 03 de janeiro de 1972 morreu em um acidente de carro, tendo sido sepultado na igreja Matriz.
Em 02 de abril de 1972 foi nomeado o novo pároco, Pe. Orivaldo Robles.
Em 1973 a igreja matriz, que nem tinha sido terminada passa por uma reforma, paredes, piso, iluminação, som, construção da capela do santíssimo, sacristia e altares. As transformações realizadas por Pe. Orivaldo foram de grande relevância para a paróquia. No dia primeiro de maio de 1977 acontece a mudança para a nova casa paroquial, construída com recursos da paróquia e colaboração da Prefeitura Municipal, onde o pároco passa a residir tendo como companhia Pe. Antônio de Pádua Almeida, coordenador diocesano da pastoral. Em 03 de outubro de 1981 é feita a inauguração do Salão paroquial com uma grande quermesse.
Em dezembro de 1982 Pe. Orivaldo deixa a paróquia e em primeiro de janeiro de 1983, assume a paróquia em seu lugar, Pe. Antônio de Pádua Almeida.
Pe. Almeida dedica especial atenção à formação catequética do povo, priorizando a Pastoral do Batismo, Catequese Infantil e Adultos, Crisma, Pré-jovens e Jovens. Em 27de junho de 1993 a paróquia recebe a imagem de Nossa Senhora de Fátima, Padroeira da Paróquia, vinda de Fátima Portugal.
No ano de 1997 a paróquia recebe Pe. Onildo Luiz Gorla Jr. que infelizmente em pouco tempo foi designado para atuar em outra paróquia.
No ano de 1999, Ano do Jubileu de Ouro da Paróquia, a paróquia se alegra com a chegada do Diácono Francisco Gecivam Vieira Garcia, coincidindo sua ordenação presbiterial exatamente no dia da comemoração do Jubileu - 10 de abril .
Nesta caminhada tão longa, de tantos sacrifícios e tantas provações em que foram lançadas inúmeras sementes, por muitos que por aqui passaram ou que ainda aqui estão, hoje colhemos os frutos da evangelização, da fraternidade, da comunhão e do verdadeiro sentido de sermos Igreja.
Conteúdos relacionados: