sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Comissão do Mercosul debate políticas para migrantes e refugiados

Comissão do Mercosul debate políticas para migrantes e refugiados

Comissão
Os deputados que compõem a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Paraná ouviram na reunião desta quarta-feira a presidente do Comitê Estadual dos Migrantes e Refugiados da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fátima Ikiko Yokohama, e a coordenadora de ensino superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Marcia Terezinha Tembil. Elas falaram sobre os trabalhos que o governo tem realizado para acolher migrantes e refugiados no estado e o processo para a validação de diplomas de curso superior.


“O Mercosul não tem uma política para migrantes e precisamos enfrentar isso. Por isso a comissão convidou o ex-deputado federal Dr. Rosinha que exerce o cargo de alto representante-geral do Mercosul para debater esse assunto. Juntos, precisamos encontrar meios de criar essa política”, comentou o deputado estadual Evandro Araújo (PSC). O Dr. Rosinha estará presente na próxima reunião da Comissão, no dia 1º de setembro.


A coordenadora de ensino superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Marcia Terezinha Tembil, relatou que o processo para a revalidação dos diplomas de cursos de graduação é simples, mas demorado. No Paraná, as sete universidades estaduais estão preparadas para realizar a validação. “Não é um processo burocrático, mas às vezes há a necessidade de esclarecimentos sobre a documentação da instituição estrangeira”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário