sexta-feira, 4 de março de 2016

Seleção olímpica é convocada para amistosos e desfalca grandes nos Estaduais

A Seleção Brasileira Olímpica está convocada para os dois próximos compromissos da equipe: os amistosos contra Nigéria, no dia 24, em Cariacica, e África do Sul, no dia 27, em Maceió. Nesta sexta-feira, Dunga, Andrey Lopes e Rogério Micale elaboraram uma lista com 22 jogadores.
Foram chamados 10 jogadores que atuam no exterior e 12 atletas de clubes brasileiros.
O clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético, marcado para o dia 27 de março, será um dos mais prejudicados, já que o lateral Douglas Santos, do Galo, e o atacante Alison, do time celeste, estão na lista.
O Santos será um dos mais prejudicados, sem três jogadores por duas rodadas do Estadual: Zeca, Thiago Maia e Gabigol.
Rafinha Alcântara, do Barcelona, está lesionado e foi convocado. No entanto, a CBF disse aguardar a liberação e orientação do clube catalão para saber se conta com o meia ou não.
Zagueiro do São Paulo, Lucão vinha sendo convocado, mas não apareceu na lista depois das atuações ruins no clube paulista nesse começo de ano.
A delegação brasileira se apresenta diretamente no dia 20, em Vitória, no Espírito Santo. No dia 24 março, às 19h (Brasília), no Estádio Kleber Andrade, a Seleção enfrenta a Nigéria. Três dias depois, no dia 27, o adversário será a África do Sul, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, às 18h30.
Confira abaixo a lista de convocados:
GOLEIROS
Ederson - Benfica (POR)
Matheus Vidotto - Corinthians
ZAGUEIROS
Doria - Granada (ESP)
Rodrigo Ely - Milan (ITA)
Wallace - Monaco (FRA)
Rodrigo Caio - São Paulo
LATERAIS
Fabinho - Monaco (FRA)
Zeca - Santos
Wendell - Bayern Leverkusen (ALE)
Douglas Santos - Atlético Mineiro
MEIAS
Rodrigo Dourado - Internacional
Thiago Maia - Santos
Matheus Salles - Palmeiras
Rafinha Alcântara - Barcelona (ESP)*
Andreas Pereira - Manchester United (ING)
Felipe Anderson - Lazio (ITA)
ATACANTES
Gabriel Jesus - Palmeiras
Alisson - Cruzeiro
Malcom - Bordeaux (FRA)
Gabriel - Santos
Luciano - Corinthians
Luan - Grêmio

Dunga mantém atletas da China em 1ª convocação do ano.

O técnico Dunga fez nesta quinta-feira (3) a primeira convocação da seleção brasileira em 2016. O treinador ignorou a ida de atletas para a China e os manteve na lista dos 23 escolhidos. 
A seleção brasileira enfrenta o Uruguai no dia 25 de março, na Arena Pernambuco, e o Paraguai quatro dias depois, em Assunção. A equipe de Dunga tem sete pontos em quatro jogos e está na terceira posição, cinco pontos atrás do líder Equador.
Veja os convocados:
• Goleiros: Diego Alves (Valencia) Marcelo Grohe (Grêmio), Alisson (Inter)
• Zagueiros: David Luiz (PSG), Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG), Gil (Shandong Luneng)
• Laterais: Danilo (Real Madrid) Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luis (Atlético de Madri), Alex Sandro (Juventus)
• Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City)
• Meias: Renato Augusto (Beijing Guoan), Douglas Costa (Bayern de Munique), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea), Coutinho (Liverpool), Oscar (Chelsea), Kaka (Orlando)
• Atacantes:  Hulk (Zenit), Ricardo Oliveira (Santos), Neymar (Barcelona)

D

Sufoco, milagre de Prass e alívio no fim: análise da vitória épica do Verdão



Palmeiras passou toda o segundo tempo preso em seu campo, sendo bombardeado pelo Rosario Central, mas goleiro pega pênalti e Allione fecha o placar nos acréscimos

Por São Paulo

Os palmeirenses devem levantar as mãos para agradecer a vitória sobre o Rosario Central, na última quinta-feira, na arena, pela Taça Libertadores. Agradecer principalmente a Fernando Prass, que pegou pênalti cobrado por Marco Ruben, aos 15 minutos do segundo tempo, e a Rafael Marques, que teve fôlego e presença para uma arrancada redentora, arrematada por Allione, já nos acréscimos. Os 2 a 0 (veja os gols acima) não refletem os que os times fizeram em campo. Os argentinos jogaram mais. Mas quem disse que futebol é lógico? 
Confira análise:
O Rosario Central assumiu postura de mandante no início da partida e conseguiu, em certos momentos, acuar o Palmeiras, muito embora não tenha criado chances claras de gol. A equipe argentina, com sua marcação bem adiantada, pressionava as saídas de bola, dificultando a troca de passes do Verdão, como mostra a imagem abaixo:
Rosario Central começou apertando as saídas de bola do Palmeiras, assumindo postura mais ousada (Foto: Reprodução)Rosario Central começou apertando as saídas de bola do Palmeiras, assumindo postura mais ousada


Aos poucos, porém, o Palmeiras foi se soltando. A partir dos 20 minutos, sob forte chuva, o Verdão começou a acertar os passes. Com Dudu se movimentando constantemente, o time foi achando espaços na defesa da equipe visitante. 
Dudu assumiu a armação das jogadas, movimentando-se por todo o meio-campo; Gabriel Jesus ficou muito aberto à esquerda (Foto: GloboEsporte.com)Dudu assumiu a armação das jogadas, movimentando-se por todo o meio-campo


Aos 24, o gol. Dudu acertou belo passe para Gabriel Jesus, que dividiu e caiu no gramado. A bola ficou com Salazar. O defensor girou para o lado errado e foi desarmado por Cristaldo, que, aos trancos e barrancos, escapou do goleiro Sosa, do zagueiro Burgos e marcou.
O segundo gol poderia ter saído dois minutos depois, quando Gabriel Jesus foi lançado por Dudu. A posição do atacante era normal, ele estava atrás de Salazar, último homem da linha de defesa do Rosario, mas o bandeirinha marcou impedimento. Veja:
Quando Dudu faz o lançamento, Gabriel ainda está atrás do último zagueiro do Rosario Central (Foto: Reprodução)Quando Dudu faz o lançamento, Gabriel ainda está atrás do último zagueiro do Rosario Central (Foto: Reprodução)
Cadê o Verdão?
No segundo tempo, o Palmeiras parou. Desistiu de jogar. Recuou demais e deu campo para o Rosario Central jogar. A imagem abaixo mostra isso: o zagueiro Pinola, perto da linha de meio-campo, era o jogador mais "recuado" da equipe argentina. 
Com a bola, Pinola, o jogador mais "recuado" do Rosario; no segundo tempo, argentinos tomaram conta do jogo (Foto: Reprodução)Com a bola, Pinola, o jogador mais "recuado" do Rosario; no segundo tempo, argentinos tomaram conta do jogo

Apavorados, os palmeirenses viam jogadores de amarelo por todos os lados e não sabiam o que fazer. Aos 14, Robinho, retrato dessa instabilidade, deu um carrinho desnecessário em Cervi, dentro da área. Pênalti. Aos 15, Marco Ruben bateu, e Fernando Prass salvou, praticando linda defesa. Veja:


À medida que o tempo passava, a pressão dos argentinos se intensificava. Marcelo Oliveira fez mudanças que deram em nada: Rafael Marques entrou no lugar de Cristaldo, Arouca substituiu Thiago Santos, e Allione ficou com a vaga de Robinho. Jogadores diferentes, desempenho igual. Só aos 36 o Verdão conseguiu passar a linha de meio-campo para fazer sua primeira finalização no segundo tempo - um chute rasteiro, fraco, que não deu trabalho a Sosa. 
O Palmeiras não conseguia ter a bola. Parecia impossível aos alviverdes trocar dois passes em sequência. Tentar segurar a bola na frente, nem pensar. Assim, o Rosario partia para cima, rondava a área, as bolas passavam à frente e por cima de Prass. 
Foram 48 minutos de sofrimento. Até que apareceu Rafael Marques. Ele escapou pelo meio, livre. Quase todos os jogadores do Rosario no campo de ataque. O palmeirense foi avançado, avançando e deu uma pequena atrasada para Dudu que, de primeira, achou Allione entrando livre na direita. O argentino teve calma para dominar, driblar o marcador e deslocar Sosa e lavar a alma dos torcedores que lotaram a arena. Uma vitória épica, com cara de Libertadores.

quinta-feira, 3 de março de 2016

LIGA-SUL-MINAS-RIO: Eliminado, Atlético-MG deixa América em maus lençóis


Para classificar, o Coelho tem que torcer contra Fluminense e Grêmio. Galo deve levar rival junto

por Agência Futebol Interior
Belo Horizonte, MG, 02 (AFI) - O América-MG foi guerreiro, mas não conseguiu vencer o Atlético-MG e acabou ficando em maus lençóis na Liga Sul-Minas-Rio. O Coelho, jogando como visitante na Arena Independência, na noite desta quarta-feira, ficou no empate com o rival pelo placar de 1 a 1. A chance de ambos serem eliminados - o Galo já está - é muito grande. A partida foi pela última rodada da Primeira Fase.

Com o resultado, o Galo dá adeus ao torneio sem uma vitória sequer, ficando na última colocação do Grupo C com um ponto. Para avançar, o Coelho precisa torcer contra Fluminense e Grêmio para se garantir como o melhor segundo colocado. O Tricolor ainda precisaria perder por dois gols de diferença para que o América o ultrapasse no saldo de gols.
JOGO MOVIMENTADO!
Aproveitando que o rival entrou em campo com um time recheado de reservas, o América apostou na velocidade para tentar pressionar o Atlético no início da partida. Logo aos dois minutos, Bruno Sávio foi lançado em profundidade, ganhou do goleiro Giovanni, mas com o gol livre acabou chutando para fora, desperdiçando grande oportunidade de abrir o marcador na Arena Independência.
O Atlético foi responder apenas aos 17 minutos. Thiago Ribeiro tentou de longe, a bola desviou em Sueliton e por pouco não surpreendeu João Ricardo, que fez grande defesa. Após o susto, o América voltou a dominar o embate e perdeu outra chance inacreditável aos 43. Osmar lançou para Tony. O volante evita a saída da bola e rolou para Sávio, que mandou na trave. Antes, Giovanni já havia feito um milagre no chute de Osman.

Gol de Dátolo complicou a vida do América
Gol de Dátolo complicou a vida do América
O segundo tempo continuou movimentado e com os goleiros brilhando. Aos sete minutos, Giovanni buscou no ângulo a cobrança de falta de Jonas, salvando o Atlético, que tentou com Júnior Urso. João Ricardo pegou. Aos 18, porém, a equipe mandante surpreendeu ao abrir o marcador. Após jogada ensaiada no escanteio, Dátolo arriscou o chute cruzado. A bola desviou na defesa adversário e enganou o goleiro.
Atrás do placar, o América teve que ir para o tudo ou nada e acabou buscando o empate aos 25 minutos. Giovanni foi sair jogando, mas colocou a bola nos pés de Rafael Bastos, que acertou um belo chute do meio da rua. A situação do Atlético piorou logo na sequência. Tiago acertou o rosto de Victor Rangel, levou o segundo amarelo e acabou expulso. Com um homem a mais, o América tentou, mas não conseguiu fazer o gol da vitória, ficando assim com chances remotas de classificação.

FICHA TÉCNICA

Fase
1.ª Fase
Rodada
3ª rodada
Data
02/03/2016
Horário
19h30
Local
Independência - Belo Horizonte (RJ)
Árbitro
Arilson Bispo da Anunciação (BA)

Assistentes
Carlos Henrique Selbach (RS) e e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)

Cartões Amarelos
Atlético-MG: Eduardo
América-MG: Rafael Bastos, Jonas

Cartões Vermelhos
Atlético-MG: Tiago
Gols
Atlético-MG: Dátolo 19' 2T
América-MG: Rafael Bastos 25' 2T
Atlético-MG
Giovanni;
Carlos Cesar, Edcarlos, Tiago e Patric;
Junior Urso, Eduardo, Dátolo e Cazares;
Hyuri (Gabriel) e Thiago Ribeiro (Pablo Diogo)
Técnico: Diego Aguirre
América-MG
João Ricardo
Jonas (Ernandes), Sueliton, Alison e Bryan;
Leandro Guerreiro, Pablo, Tony e Rafael Bastos;
Osman (Maranhão) e Bruno Sávio (Victor Rangel)
Técnico: Givanildo de Oliveira