segunda-feira, 18 de abril de 2011

O deputado Alferdo Sirkis do Pv do RJ fala no Plenário


Sec. Nac. de Comunicação - DFSec. Nac. de Comunicação - DF
15/04/2011 - 11:31

Nossa primeira vitória parlamentar
Uma vitória "no susto". Nossos assessores descobriram o "contrabando" ruralista na MP 512. Da tribuna conseguimos sensibilizar a esquerda de parte do resto da base do governo. Vexame dos tucanos...
Alfredo Sirkis
Comemorando, na tribuna, a vitória dos verdes
Foi uma daquelas vitórias de lavar a alma. Ganhamos meio “de susto”, confesso que até o momento que o resultado apareceu no painel eu achava que íamos perder, honradamente. Mas por uma dessa conjunções felizes deu tudo certo. Impedimos o lobby ruralista de tomar carona na Medida Provisória 512 para estender o benefício fiscal à regionalização da indústria automobilística à importação de insumos e a produção do glifosato, um poderoso agrotóxico.

A emenda, incluída no texto pelo relator da proposta e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, desonerava a tributação para compra do monoisopropila (Mipa), insumo químico utilizado na produção do Glifosato, herbicida de amplo espectro (mata tudo), muito utilizado na produção agrícola. De acordo com a FIOCRUZ, o produto é classificado como classe II e classe III, muito nocivo ao meio ambiente e a saúde humana, pois a exposição pode provocar problemas como câncer, desregulação endócrina e dermatites.

Segundo relatório do IBAMA, de janeiro deste ano, o Glifosato é o agrotóxico mais comercializado no Brasil. Em 2009, foram vendidas um total de 90,5 milhões de toneladas.
Apresentei e encaminhei o desaque para a rejeição do projeto, desencadeando a mobilização, e intervi repetidamente da tribuna e do microfone de apartes denunciando o absurdo. Alessandro Molon(PT), Chico Alencar(PSOL), Jandira Feghali (PC do B) e o Garotinho(PR), do Rio e deputados de esquerda de outros estados foram fundamentais na mobilização para enfrentar os ruralistas que, para minha surpresa e decepção tiveram apoio dos tucanos. Votaram com o PV pela retirada da emenda PT, PSB, PTB, PCdoB, PR, PRB, PTdoB, PRTB, PRP, PHS, PTC, PSL, PDT, PSC e PSOL. Já as bancadas do PSDB, DEM e PP votaram a favor da emenda. O PMDB e o PPS liberaram suas bancadas. No final a emenda foi rejeitada por 220 votos a 156.

VEJA COMO VOTOU CADA UM DOS DEPUTADOS

Foi uma grande batalha paralmentar mas hoje não vi nada na imprensa. Se os ruralistas tivessem ganho, eria um escândalo. Aí, talvez, noticiassem...Como dizem os anglos: "Good news is no news".

Links sobre da "batalha do glifosato" no Youtube

SIRKIS COMEMORA NA TRIBUNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário