segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Missa na Catedral abre o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude em Maringá



Uma missa, iniciada às 19h30 deste domingo (8) na Catedral de Maringá, abriu oficialmente o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que pela primeira vez é organizado no Sul do País e que conta com cerca de 700 pessoas, entre delegação de organização e jovens participantes. A missa é celebrada pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, ao lado do Dom Eduardo Pinheiro, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e demais bispos vindos de todo o Brasil.


Desde sexta-feira a delegação aguardava a chegada dos participantes do ENPJ, que ainda na noite deste domingo chegavam na rodoviária e no aeroporto de Maringá. De acordo com Luiz Fernando Rodrigo, da coordenação local, a decisão de abrir o encontro com uma missa celebrada na Catedral veio de encontro justamente com o tema principal da campanha deste ano, que é "Somos Igreja Jovem".


Em artigo publicado neste domingo na versão impressa do jornal O Diário, Dom Anuar Battisti reforça que o objetivo principal do encontro é possibilitar uma visão sobre a realidade dos jovens no Brasil. "Um amplo olhar sobre a realidade juvenil brasileira, a partir dos grupos de base, do Plano de Ação da Pastoral da Juventude, para a missão, intervenção social e a construção da Civilização do Amor à luz do seguimento a Jesus de Nazaré, celebrando em sintonia com toda a Igreja, os 50 anos do Concílio Vaticano II".

Atividades

O coordenador explica que as atividades deste domingo se encerram com a missa e com a retomada dos participantes ao Centro de Formação Bom Pastor, localizado em anexo ao Seminário Santo Agostinho. "Bem apertadinho, mas cabe todo mundo. Tivemos de reduzir a participação para no máximo 700 pessoas para conseguir abrigar todo mundo", diz ele.

A partir das 6h30 desta segunda-feira (9) a programação de atividades do ENPJ será iniciada com uma missa, celebrada no próprio seminário. Com autoridades religiosas de todo o Brasil e de Maringá, a mesa de abertura com os debates do encontro se inicia às 8h30. O evento se estenderá pela semana toda e está previsto para ser encerrado no próximo sábado (14).

Objetivos

De acordo com o coordenador do ENPJ, no Paraná, Claudinei Aparecido de Lima, um dos objetivos do encontro é possibilitar aos jovens a convivência e o intercâmbio sobre a experiência dentro do catolicismo. Outro é debater sobre o papel a ser desempenhado e o espaço a ser ocupado pelo jovem na Igreja.

"É um momento importante para o Estado e a arquidiocese de Maringá. Esperamos colher bons frutos", ressalta. Ele explica que os jovens que não residem em Maringá vão ficar alojados no Seminário que fica ao lado do Centro de Formação. 

VÍDEO:

DIVULGUE: Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário