domingo, 4 de março de 2012

Organização e participação vamos ampliar a presença da mulher na política, afirma Rosane organização e participação vamos ampliar a presença da mulher na política, afirma Rosane


Notícias
Com 

015_DENTRO.JPG

Com o tema “Mulher, Poder e Autonomia Econômica”, mais de 500 lideranças femininas participaram no último final de semana em Curitiba da 3.ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. Durante os dois dias de debates, os grupos de trabalho aprovaram 142 propostas nos níveis federal, estadual e municipais. A maior parte será levada à conferência nacional, também na terceira edição, prevista para o mês que vem em Brasília.

A deputada federal Rosane Ferreira (PV-PR) esteve na abertura dos trabalhos na sexta-feira à noite, 11, e ressaltou a importância da mulher participar da política partidária para ocupar os espaços de poder. “Precisamos nos organizar e enfrentar o desafio de ampliar essa representação. O trabalho começa agora com as eleições municipais para eleger o maior número de mulheres vereadoras e prefeitas”, disse.

Rosane lembrou que o Brasil elegeu uma presidente, que indicou dez ministras, entre elas uma paranaense, a senadora Gleisi Hoffmann. Na Câmara Federal são apenas duas deputadas paranaenses entre as 45 eleitas num universo de 513 cadeiras. No Senado, são apenas 10 mulheres eleitas para 81 vagas. De acordo com a deputada, “somos metade do eleitorado e espaço existe. Temos apenas que ocupá-lo”.

Durante a abertura do evento, a Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, falou da disposição do Governo do Paraná de criar o Conselho Estadual da Mulher por lei, uma vez que ele só existe por decreto.
“Também vamos construir democraticamente, com a participação de todas as esferas de governo e da sociedade civil, o Estatuto da Mulher do Paraná, para que seja enviado à Assembleia Legislativa, a fim de que se torne lei. Teremos um Estatuto da Mulher com plano estadual, objetivos definidos, metas claras e ações concretas. Esta é uma decisão do Governo Beto Richa”, ressaltou Maria Tereza.

A presidente do Conselho Estadual da Mulher, Terezinha Beraldo Pereira Gomes, em seu discurso, afirmou que as mulheres “precisam exigir que as políticas públicas sejam acompanhadas de respeito. Queremos maior estrutura para atendimento às demandas das mulheres, especialmente em relação à violência doméstica, à oferta de creches para os nossos filhos e acesso aos programas de saúde da mulher”.

Também estiveram presentes à abertura a subsecretária de Articulações Institucionais da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Lucia Camini, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), entre dezenas de representantes de entidades sociais e movimentos em defesa dos direitos das mulheres.

Segundo os organizadores da conferência, as propostas aprovadas foram divididas em cinco eixos temáticos. Do total, 39 são relativas à busca de “autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social: direito à terra, à moradia e ao desenvolvimento sustentável”; 17 são referentes à “educação inclusiva, não sexista, não homofóbica e não lesbofóbica”; 24 propostas referem-se à “saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos e enfrentamento das diferenças geracionais, sociais e étnicas/raciais”; 22 propostas tratam da “participação das mulheres e espaços de poder e decisão, considerando: disputa de cargos eletivos e organização de espaços de definição de políticas para as mulheres”; e 40 propostas tratam do “enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, incluindo a discriminação de gênero, etnia/raça, orientação sexual promovida pelos veículos de comunicação e de disseminação da cultura”.

Ao final da conferência, foram aprovadas as representantes paranaenses que participarão da 3ª conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a ser realizada em Brasília, de 12 a 15 de dezembro de 2011. Foram eleitas 113 delegadas paranaenses, sendo 68 representantes da sociedade civil organizada, 34 dos governos municipais e 11 do governo estadual.
Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná
Para ver mais fotos, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário