O atleta tanzaniano Ismail Juma Gallet venceu a 39ª Prova Rústica Tiradentes que aconteceu na manhã deste domingo (21) em Maringá. Com o tempo de 28'33" em um percurso de 10 mil metros, o corredor conquistou a melhor marca de todas as edições do evento. No feminino, a vencedora foi a tanzaniana Sara Ramadhani Makera, com o tempo de 33'39". Quase 3 mil atletas disputaram a prova, que atraiu um grande público para a Avenida 15 de Novembro, no trecho de largada e chegada da competição.
No feminino, a segunda colocação ficou com Meseret Legese Biratu (Etiópia); em terceiro, Dorcas Jepchirchir Kiptarus (Quênia); em quarto, Tatiele Roberta de Carvalho e em quinto, Eliane Luanda Cardoso Pereira.
André Renato/SECOM
Legenda
Segundo o diretor da prova, Jorge Soriano Inocente, para dar suporte aos atletas, mais de 300 pessoas fizeram parte da organização do evento, entre equipe médica, estagiários, voluntários e servidores municipais. Os atletas foram acompanhados durante todo o percurso por uma ambulância da Unimed, que também esteve no local da prova durante todo o dia para prestar atendimento médico aos competidores.
Prestigiaram a Prova Tiradentes o prefeito Roberto Pupin (PP); o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros; a secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia Araújo, os vereadores Carmen Inocente, Luciano Brito e Carlos Mariucci, autoridades, representantes de entidades, de instituições e convidados.
História
As primeiras edições foram organizadas pelo 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que elegeu o dia 21 de abril como data da prova por ser Tiradentes o patrono da Polícia Militar.
A partir de 1990, a PM convidou a Prefeitura para uma parceria na realização. Dessa maneira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, passou a organizar a Prova Rústica Tiradentes e o 4º BPM se responsabilizou pela coordenação da segurança na disputa.
Desde 1997, a competição passou a fazer parte do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo e os corredores podem marcar pontos para o ranking de corredores de ruas.
O primeiro vencedor, em 1975, foi o professor Vicente Pimentel Dias, que venceu também a segunda edição da disputa, em 1976.
As inovações da prova foram bastante evidentes a partir de 1999, quando foi implantado o chip para os corredores. Se antes o processo era manual, através de uma senha que os corredores entregavam no final da prova para marcar sua colocação, agora um chip amarrado ao cadarço do tênis oferece as informações a respeito do desempenho do atleta na prova.
Vencedores na categoria principal
Masculino
1º Ismail Juma Gallet
2º Mathew Kiptoo Cheboi
3º Fikru Abera Dadi
4º Abraham Kiplagat
5º Robert Kiprotich Letting
6º Miguel Luciano
7º Claudenir da Silva Cardoso
8º José do Nascimento Souza
9º Elessandro Aparecido de Oliveira
10º Paulo Alves dos Santos
Feminino
1º Sara Ramadhani Makera
2º Meseret Legese Biratu
3º Dorcas Jepchirchir Kiptarus
4º Tatiele Roberta de Carvalho
5º Eliane Luanda Cardoso Pereira
6º Francielle de Oliveira da Silva
7º Drielly Aparecida Nunes de Souza
8º Grazielle Francelino Pedroso
9º Adriana Sutil da Costa
10º Ilda Alves dos Santos
Serviço