domingo, 21 de abril de 2013

Educação lança projeto “Sítio da Leitura”



Motivação é o que não falta à equipe da Secretaria Municipal de Educação, aos gestores e aos alunos das escolas do município, para o desenvolvimento do Projeto de Leitura “Sítio da Leitura – 2013”. O projeto foi lançado na noite da última terça-feira, 16 de abril, na Câmara Municipal.

Diversas autoridades estiveram presentes, dentre elas, o prefeito Edgar Silvestre – Deca; da vice-prefeita Antonieta Belinati Perez; Secretária de Educação, Maria Inez Benites Bria, dentre outras.

Todos abraçam o Projeto de Leitura com força e propiciam por meio deste, às crianças, a oportunidade de ler muitos livros, promovendo assim, o desenvolvimento para o gosto literário e a curiosidade cultural.

O projeto está composto por várias atividades para alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Entre as atividades destacamos o Concurso literário, a amostra de vídeos, contação de histórias, teatros, trabalho com músicas e outras.

Como parte integrante deste trabalho a Secretaria de Educação conta com o apoio e a parceria da Cooperativa Integrada através do Projeto Encontro Literário sobre a Vida e as obras de Monteiro Lobato. Por meio desta idéia os alunos do terceiro ano terão a oportunidade de ler várias obras de Monteiro Lobato e desenvolverão atividades específicas que serão encaminhadas pelos professores por meio de um concurso.

A Cooperativa Integrada iniciou o trabalho com um espaço para formação de nossos educadores, uma vez que, primeiro faz-se necessário uma ampliação dos conhecimentos do autor e de suas obras pelos nossos professores, para que, posteriormente, este trabalho possa ser desenvolvido e apropriado pelos nossos educandos. Destacamos ainda, que a Cooperativa fez a doação de 120 obras de Literatura de Monteiro Lobato para as Escolas da Rede Municipal.

As discussões deste dia foram encaminhadas pelo professor Leo Pires Ferreira – de Londrina. O professor é cidadão honorário de Londrina. Um grande entusiasta e divulgador das obras de Monteiro Lobato. É Doutor em fitopatologia e pesquisador aposentado da Embrapa Soja.

Conhecedor da vida e da obra de Monteiro Lobato (1882-1948), um dos mais respeitados nomes da literatura infanto-juvenil do país. Léo Pires Ferreira leu o primeiro livro do escritor aos oito anos de idade e desde então se tornou um multiplicador das obras do escritor como instrumento para melhorar a qualidade da educação brasileira. Ele acredita que a leitura de Lobato induz a criança e o jovem a pensar, combate a preguiça de raciocinar e valoriza a criatividade. Segundo o professor a riqueza de Lobato é fantástica. É um escritor diferente. Quem lê Lobato na infância irá se tornar um cidadão mais preparado para a vida.

Desta maneira, a parceria entre a cooperativa Integrada e a Secretaria Municipal da Educação viabiliza um trabalho em sintonia com as escolas da rede municipal. Nosso objetivo é dinamizar a literatura infantil como produção cultural e instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita, além de proporcionar o hábito da leitura, tornando-os leitores críticos.

Maiores informações: (44) 3232 8354.

Origem: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário