domingo, 29 de setembro de 2013

SUPER CRECHE ESTÁ EM FASE FINAL DE ACABAMENTO ,UM PEDIDO DO POVO MARIALVENSE QUE FOI ATENDIDO PELO PREFEITO DECA E SEU VICE EVANDRO




 
 
 
. .
 
 
 
 
SUPER CRECHE
MAIS UMA GRANDE OBRA DO GOVERNO MUNICIPAL PODE SER INAUGURADA A QUALQUER MOMENTO A SUPER CRECHE QUE VOCÊ VE EM FASE DE ACABAMENTO NAS FOTOS ACIMA ,MAIS UMA GRANDE OBRA QUE VAI ATENDER MAIS DE 200 CRIANÇAS .

DEPOIS DE MARIALVA FICAR DEVASADO EM CRECHE E ESCOLA POR  VÁRIOS ANOS ,O PREFEITO DECA JUNTAMANTE COM SEU VICE NA ÉPOCA EVANDRO CHEGARAM A UMA CONCLUSÃO, DE QUE  PARA A EDUCAÇÃO TERIA DE SER UMAS DAS PRIORIDADES DE MARIALVA E  FORAM FEITAS ALGUMAS MELHORIAS,TANTO NA ÁREAS ESTRUTURAL  E CONTRUÇÃO DE ESCOLAS EX ESCOLA NILO PEÇANHA FOTO ACIMA, E TAMBÉM  EM SALÁRIOS E PLANOS DE CARREIRA PARA PROFESSORES ,QUE NUNCA FORAM FEITOS.

sábado, 28 de setembro de 2013

GRANDIOSO ALMOÇO E LOGO APÓS O ALMOÇO ,SHOW DE PRÊMIOS DA COMUNIDADE CRISTO RESSUSCITADO,




ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 06/09/2013 A PARTIR DAS 11:30 HORAS, MAIS UM ALMOÇO PROMOVIDO PELA IGREJA CATÓLICA MATRIZ DE MARIALVA ,O CARDAPIO DESTA VEZ VAI SER MODIFICADO ,DESTA VEZ SERÁ UM ALMOÇO A MODA ITALIANA, PRATO DIFERENTE DOS OUTROS QUE ERAM FEITOS ANTERIORMENTE,CONVITES A VENDA POR 20,OO NA SECRETÁRIA DA IGREJA .
E LOGO APÓS O ALMOÇO COM PROMOÇÃO DA COMUNIDADE CRISTO RESSUCITADO ACONTECERÁ UM SHOW DE PRÊMIOS COM MAIS DE 30 PRÊMIOS ,ESTÁ COMUNIDADE QUE ESTÁ PRESTES A INICIAR A CONSTRUÇÃO DE SUA IGREJA NO TERRENO QUE VOCÊ VE ACIMA , TERRENO AO LADO DA SUPER CRECHE NO JARDIM HAMADA SÃO 8 TERRENOS NO QUAL A COMUNIDADE AINDA PAGA POR 4 TERRENOS QUE FORAM FINANCIADOS .

NTÃO FICA O CONVITES A TODOS NO DIA 06/09 ALMOÇO PREÇO 20,OO POR PESSOA, A MODA ITALIANA, E LOGO APÓS SHOW DE PRÊMIOS COM CARTELAS A VENDA  POR 5,00 .
VENHAM E CONVIDEM SEUS AMIGOS.


QUE DEUS* POSSA SEMPRE NOS ILUMINAR EM NOSSAS VIDAS.

PREVISÃO DO TEMPO PARA MARIALVA

Marialva/PR
  Hoje Amanhã Segunda-feira, 30/09/13 Terça-feira, 01/10/13 Quarta-feira, 02/10/13
TempoManhã

Poucas nuvens
Tarde

Pancadas de chuva isoladas
Noite

Pancadas de chuva isoladas


Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas isoladas.


Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas isoladas.


Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas


Poucas nuvens
TemperaturasMáx. 28ºC
Mín. 15ºC
Máx. 26ºC
Mín. 14ºC
Máx. 28ºC
Mín. 16ºC
Máx. 29ºC
Mín. 17ºC
Máx. 29ºC
Mín. 17ºC
Ventonoroeste / moderado (28 a 43 km/h) noroeste / moderado (28 a 43 km/h) noroeste / moderado (28 a 43 km/h) sul / fraco (10 a 21 km/h) noroeste / moderado (28 a 43 km/h)
Visibilidadeboa boa boa boa boa

Horários de Nascer e Pôr do Sol
Data
Nascer
Pôr
Sábado, 28/09/201306:1018:25
Domingo, 29/09/201306:0918:25
Segunda, 30/09/201306:0818:26
Terça, 01/10/201306:0718:26
Quarta, 02/10/201306:0618:26
Quinta, 03/10/201306:0518:27
Sexta, 04/10/201306:0418:27

Foco no G4 adia a renovação de Baier com o Atlético

Henry Milléo/ Gazeta do Povo / Paulo Baier: futuro incerto Paulo Baier: futuro incertoBrasileiro

Presidente Mario Celso Petraglia diz que é muito cedo para se falar em um novo vínculo com o Maestro

  


        
Apesar de já ter expressado publicamente seu desejo de renovar contrato com o Atlético por mais uma temporada, o meia Paulo Baier terá de esperar um pouco mais para receber uma resposta. Quem garante é o presidente do clube, Mario Celso Petraglia. Segundo o dirigente, o momento é impróprio para iniciar esse tipo de negociação, mesmo que o alvo seja o jogador mais emblemático do elenco.
“É muito cedo para responder essa pergunta. Ele vai completar 39 anos agora em outubro, é um jogador com muita identificação com nosso clube e pretende continuar morando em Curitiba, mas nesse momento não há nenhuma definição. Estamos em plena competição e não podemos desfocar”, disse o cartola em entrevista à rádio oficial do clube.
              
Apesar de estar próximo do fim de carreira, Baier segue ajudando diretamente o Furacão, com gols ou assistências. Em 17 partidas no Brasileiro, o camisa 30 balançou a rede cinco vezes, além de dar três passes para gol. Pela Copa do Brasil, o meia já anotou quatro tentos, o último na quinta-feira, contra o Inter, em Novo Hamburgo.
Os números do veterano, porém, não serão levados em conta agora. Para Petraglia, o foco tem de ser outro, coletivo. “O primeiro passo é cumprir a nossa promessa. Estamos a quatro pontos do objetivo [fugir do rebaixamento] faltando 15 rodadas. Temos de nos manter e depois vamos definir os próximos passos. Nossa intenção será alcançar a Libertadores”, falou.
Para o jogo de amanhã, às 18h30, contra o Vitória, na Vila Capanema, a presença de Baier não está confirmada. Após fazer duas partidas como titular, ele pode ser poupado. Zezinho e Fran Mérida disputariam a posição nesse caso. A única certeza é a presença de Jonas na lateral-direita, no lugar do suspenso Léo.


 

 
 

  •            

 


  


«

Aquecimento global é “inequívoco”



Mariana Bazo / Reuters
Mariana Bazo / Reuters / Geleira no Peru já perdeu 22% de sua área por causa do aquecimento da Terra Geleira no Peru já perdeu 22% de sua área por causa do aquecimento da TerraClima

Aquecimento global é “inequívoco”

Relatório do IPCC eleva o grau de certeza de que a ação humana é a causa das mudanças climáticas





Publicado em 28/09/2013 | Das Agências
O aquecimento do clima foi classificado como “inequívoco” pelo relatório do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), divulgado ontem. O documento revela que há um elevado grau de consenso na comunidade científica de que a principal causa do aquecimento está na emissão de gases do efeito estufa, em especial o dióxido de carbono (CO2) resultante da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento provocados pela ação humana.
INFOGRÁFICO: Veja os 4 cenários de elevação de temperatura e oceanos feitos pelo IPCC
Entrevista
“Após um estudo desses, espera-se que algo seja feito pelos políticos”
Leia entrevista com André Ferretti, coordenador geral do Observatório do Clima
América do Sul
Amazônia é a região do Brasil que teria maior elevação
Os modelos climáticos que avaliam a temperatura para todo o globo apontam para uma elevação muito provável (probabilidade de mais de 90%) da temperatura em toda a América do Sul, com os valores mais altos para o sul da Amazônia. Também é provável (probabilidade de mais de 66%) que ondas de calor se tornem mais frequentes na Amazônia e no Nordeste. O IPCC afirma ainda que é muito provável que o nível de precipitação vai subir na bacia do Prata e cair no Nordeste e na porção oriental da Amazônia. A tendência é a mesma apontada há pouco mais de duas semanas no 1º relatório nacional de avaliação dos impactos das mudanças climáticas no Brasil.
Conclusões
A divulgação de ontem do IPCC dá continuidade a pesquisas apresentadas em relatórios anteriores do painel, aumentando a certeza de que a Terra está se aquecendo e que há uma forte participação humana no fenômeno. Veja as principais conclusões do IPCC:
Responsabilidade
O painel elevou para “extremamente provável” a hipótese de que as atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis, sejam a principal causa do aquecimento global desde meados do século 20. Isso significa uma probabilidade de pelo menos 95%, contra 90% no relatório anterior, de 2007.
Velocidade
O painel disse que alguns períodos específicos e curtos, como o ano de 1998, que não foi excepcionalmente quente, são influenciados por uma variabilidade natural, e em geral não refletem as tendências climáticas de longo prazo.
Futuro
O painel disse que as temperaturas devem subir entre 0,3 e 4,8 graus Celsius até o final deste século. O relatório usou novos modelos informatizados que não são diretamente comparáveis com os cenários estabelecidos em 2001.
Mares
O nível dos mares deve subir entre 26 e 82 centímetros até o final do século 21. No pior cenário, o mar pode ficar 98 centímetros mais alto no ano 2100. O relatório de 2001 projetava uma elevação de 18 a 59 centímetros, mas não levou totalmente em conta o degelo da Antártida e Groenlândia.
A conclusão do IPCC, um painel científico mantido pela Organização das Nações Unidas (ONU), é de que o aquecimento do clima é irreversível e pode durar séculos. Os especialistas também apontam que é preciso haver uma mudança nos níveis de emissões de gases do efeito estufa para evitar que a temperatura atinja níveis ainda mais elevados.
Foram traçados quatro cenários na análise do IPCC, que elaborou projeções para o clima até 2100. No mais otimista, que leva em conta um corte radical nas emissões dentro de uma década, a temperatura pararia de subir e ficaria, no fim deste século, em média 1°C acima da média de 1850 a 1900. O IPCC alerta, no entanto, que nos três cenários menos otimistas, em que a redução das emissões é mais gradual, a temperatura provavelmente subiria mais de 1,5ºC. Em dois deles, o aumento é de mais de 2°C – podendo chegar a 4,8°C no cenário em que não há redução das emissões.
A elevação da temperatura deve ser acompanhada por diversas mudanças climáticas, como ondas de calor, inundações e secas. Os oceanos se tornariam mais ácidos, em uma ameaça à vida marinha. O relatório diz que o nível do mar pode subir entre 26 e 82 centímetros até o fim do século, por causa do derretimento de geleiras e da expansão da água marinha ao ser aquecida.
“É extremamente provável que a influência humana seja a causa dominante para o aquecimento observado desde meados do século 20”, diz o documento. “Extremamente provável” significa uma probabilidade de pelo menos 95%. No relatório anterior, de 2007, essa probabilidade era calculada em 90%, e em 2001 era de 66%.
“Como resultado das nossas emissões de dióxido de carbono no passado, no presente e as esperadas para o futuro, estamos comprometidos com a mudança climática, e os efeitos vão persistir por muitos séculos, mesmo que as emissões de dióxido de carbono parem”, disse Thomas Stocker, copresidente do IPCC.
Christiana Figueres, principal autoridade climática da ONU, disse que o relatório salienta a necessidade de uma ação urgente para combater o aquecimento global. “Para guiar a humanidade imediatamente para fora da zona de perigo, os governos devem intensificar a ação climática imediata e moldar um acordo em 2015 que ajude a ampliar e acelerar a reação global”, disse ela.





 
 
 

Richa corta quatro secretarias. Mas mantém a de Ezequias

 

          

Ezequias Moreira realmente tem algo que o torna intocável dentro do governo. O anúncio de que quatro secretarias de Estado serão extintas, feito nesta sexta-feira pelo governador, poderia levar algum incauto a pensar que a recém-criada Secretaria de Cerimonial e Relações Internacionais estaria no pacote. Afinal, se o objetivo é “otimizar”, ou seja, cortar custos, poderia começar por onde faria menos falta.
No caso da Secretaria Especial criada sob medida para Ezequias Moreira, é fácil comprovar que ela não é necessária. Nunca se soube que por isso as cerimônias no Palácio Iguaçu tenham sido um desastre. A secretaria foi criada apenas para alojar Ezequias: a estrutura toda continua a mesma. O que aumentou foi o salário do secretário. Eliminar, assim, uma secretaria quase inexistente, seria um ganho. E, no mínimo, daria resposta a quem acha que Richa só quis livrar o amigo de um processo criminal.
Mas não. Richa preferiu extinguir a Secretaria do Turismo. A da Copa. Mas Ezequias permanece incólume. E sem precisar apressar a audiência do processo da sogra fantasma. Esse continua parado até que Richa o tire do governo.

Terminal de contêineres “brota” em meio a impasse entre Casa Civil e SEP

A Secretaria dos Portos (SEP) apresentou ontem em Curitiba um plano de arrendamentos para o porto de Paranaguá que era diferente daquele fornecido um dia antes pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, à reportagem da Gazeta do Povo. O documento apresentado pela ministra diz que os investimentos privados são de R$ 2,6 bilhões. Na proposta apresentada pela SEP na manhã de ontem, o total previsto era menor em R$ 1 bilhão.
Só às 20h40 de ontem a SEP divulgou uma nota com a intenção de esclarecer a diferença. “O total dos investimentos previstos para o Porto de Paranaguá (PR), dentro do programa de concessões do Governo Federal, está estimado em R$ 2,6 bilhões e não R$ 1,6 bilhão”, diz o documento. “A diferença se refere ao terminal de contêineres que também constará da consulta pública do bloco dois e não foi considerado na apresentação.” Ainda de acordo com a SEP, o terminal de contêineres estará em consulta pública a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, junto com o restante das áreas.

Antônio More/ Gazeta do Povo
Antônio More/ Gazeta do Povo / Menescal, da SEP: casos serão “discutidos e considerados”Ampliar imagem
Menescal, da SEP: casos serão “discutidos e considerados”
Articulações
Cooperativas cogitam montar consórcio e entrar na disputa por áreas
Mesmo com áreas maiores e com um volume de investimentos previstos mais robustos, as cooperativas do estado pretendem disputar as licitações dos novos arrendamentos do Porto de Paranaguá. O modelo ainda será discutido, mas Coamo - que já tem uma área no porto, mas que não será renovada - e Agrária já sinalizam que podem participar dos leilões. “Nossas cooperativas produzem mais da metade de todos os grãos que são colhidos no Paraná. Suas particularidades têm que ser consideradas para que este setor não definhe”, afirma o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslowski.
Existe também a possibilidade de que as cooperativas se mobilizem por meio de um consórcio para que possam competir com as gigantes do setor.
Futuro
Em consulta pública, plano ainda deve sofrer alterações
A proposta de arrendamentos para o Porto de Paranaguá ainda deve sofrer alterações até que saia o edital para licitação. A partir de segunda-feira, dia 30 de setembro, os interessados em propor mudanças no plano atual podem fazer sugestões pelo site da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, www.antaq.gov.br. “Vamos receber as colaborações e considerá-las. Não há nada definitivo”, afirma o Secretario de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria dos Portos (SEP), Rogério Menescal.
A consulta fica aberta a sugestões até 25 de outubro e o relatório final, com as mudanças, deve ser entregue ao Tribunal de Contas da União em novembro. A previsão é de que o edital saia em dezembro para que as licitações sejam feitas no primeiro trimestre de 2014.
O comunicado não chega a esclarecer totalmente a questão, já que o terminal de contêineres também não constava da proposta apresentada por Gleisi. Além disso, há diferenças importantes de valores entre uma e outra apresentação, em especial nos valores estimado para três áreas destinadas ao armazenamento de veículos, celulose e carga geral. Na apresentação feita por Gleisi, o investimento previsto nestes arrendamentos chegaria a R$ 1,2 bilhão, enquanto a estimativa anunciada ontem não passa dos R$ 200 milhões.
O 2.º bloco de arrendamentos portuários inclui, além de Paranaguá, o porto de São Sebastião (SP) e os de Aratu e Salvador (BA) em um valor total de R$ 3,2 bilhões. Essa informação é comum às apresentações da SEP e da Casa Civil. O detalhamento de quanto do montante vai para cada porto, porém, ainda não foi feito pela SEP. Já no material de Gleisi, os investimentos destinados para São Sebastião são de R$ 193 milhões; os de Salvador R$ 662 milhões; e os de Aratu R$ 659 milhões. Descontados esses valores do total de R$ 3,2 bilhões, entretanto, sobram exatamente R$ 1,6 bilhão – o valor que a SEP sustentava para Paranaguá, inicialmente.
Operadoras evitam se posicionar
Entre os 10 terminais que estão previstos para arrendamento no plano do governo federal, há áreas de cinco empresas – União Vopak, Coamo, Cargill, Centro-Sul, Bunge – cujos contratos de concessão venceram entre 2012 e este ano. Durante o trâmite da MP dos Portos no Congresso Nacional, no primeiro semestre de 2013, alguns parlamentares tentaram incluir brechas que permitissem a renovação desses contratos mais antigos, mas não deu certo.
Procuradas pela reportagem da Gazeta do Povo, União Vopak e Centro-Sul não retornaram. A Bunge disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não se manifestará até ter acesso ao edital de licitação.
Já a Cargill, também via assessoria, disse que está analisando as propostas para a audiência pública e poderá responder de forma mais objetiva aos questionamentos somente após essa análise. “O processo está em fase de consulta e, a exemplo de Santos e Pará, podem haver mudanças em função de colaborações colhidas nessa fase”, disse, por nota. A empresa reforçou que tem planos de investir na melhoria da capacidade, conforme já foi comunicado aos órgãos públicos do setor. No caso da Coamo, o celular da assessoria de imprensa estava desligado durante o fim da tarde e início da noite de ontem.
Cotriguaçu
Assim como as seis empresas citadas acima, o contrato da Cotriguaçu – entidade que reúne as cooperativas Copacol, C.Vale, Coopavel e Lar – também está vencido. Os documentos da Casa Civil indicam, porém, que a área da entidade não entrou no novo plano porque seria tecnicamente inviável, por não estar localizada exatamente na área do porto organizado de Paranaguá e não poder ser licitada junto com as outras. Procurado pela Gazeta do Povo, o presidente da Cotriguaçu, Alfredo Lang, disse que a questão é complexa e exige uma avaliação criteriosa. “A Cotriguaçu ainda está estudando alternativas para solucionar o impasse”.
Teapar
A área da Teapar foi listada entre os arrendamentos destinados para carga geral no novo plano de concessões, mas a empresa disse à reportagem que seu contrato vale até 2017. Realmente, os dados disponíveis da empresa, na Appa e na Antaq, dão conta de um termo aditivo assinado em 2007 que renovou por mais 10 anos os direitos de operação da Teapar no local.
Proposta desagrada cooperativas e Appa
Pedro Brodbeck
A proposta de arrendamentos do Porto de Paranaguá apresentada ontem pela Secretaria de Portos da Presidência não agradou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e as empresas que exploram estas áreas. A avaliação é que a concentração das áreas pode minar a competitividade entre os usuários dos terminais.
Na proposta, que estima que a iniciativa privada vai investir R$ 1,6 bilhão em áreas e novos berços no porto nos próximos anos, 17 áreas atuais são transformadas em 10 terminais a serem licitados. O modelo preocupa principalmente as cooperativas do estado. “É um modelo que privilegia as grandes empresas globais. É um nível de investimento que somente elas têm condições de fazer e isso pode ser fatal para o cooperativismo local”, afirma o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.
Além de unificar as áreas, o vencedor da licitação também será responsável pela construção dos novos berços e do acesso ao porto. “Não foram consideradas as especificidades das cooperativas e do Paraná. É preciso que isto seja revisto”, afirma o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslowski. As cinco áreas de granéis sólidos, por exemplo, foram condensadas em três arrendamentos, com quatro novos berços.
A proposta também não levou em conta o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO). O projeto foi elaborado pela Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), empresa privada que traçou o diagnóstico para a melhoria da operação de todos os principais portos do país. “A ideia foi traçar uma visão global dos portos como uma política nacional, mas as particularidades ainda serão discutidas e consideradas”, explica o Secretario de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria dos Portos (SEP), Rogério Menescal.
Retrabalho
De acordo com o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a expectativa é de que a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) absorva as principais demandas locais que não estão contempladas na proposta atual. “Temos uma demanda muito maior do que a estimada na proposta, principalmente em grãos e fertilizantes, mas acredito que eles entenderão as nossas necessidades”, completa.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

AMANHÃ ACONTECERÁ AS SEMI FINAIS DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUIÇO LIVRE DE MARIALVA

AMANHÃ DIA 28/O9 A PARTIR DAS 15:00 HORAS NA SEDE CAMPESTRE DO CLUB DOS 30 DE MARIALVA,ACONTECERÁ AS SEMI FINAIS DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUIÇO ,DOIS GRANDES JOGOS ESTÃO PROGRAMADOS .

AS 15:00 HORAS


FRUTEIRA B/NOVA ERA CREDIMARI X CHACARÁ JATOBA

AS 16:00 HORAS

MARTA ROCHA CHACARÁ/BUTURA x VOLPATO TINTAS/USIFLEX

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Ministério das Cidades libera R$ 12,3 milhões do PAC 2 para Maringá

Maringá está entre os 13 municípios do Paraná que vai receber investimentos que totalizam R$ 329 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A Cidade Canção foi contemplada com R$ 12,350 milhões para investir em obras de melhorarias no sistema de abastecimento de água.

A assinatura dos 16 contratos de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário ocorreu na quarta-feira (25), com a presença do vice-governador do Estado, Flavio Arns (PSDB); do presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Fernando Ghignone; do ministro interino das Cidades, Alexandre Cordeiro; e do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Arielson Bittencourt.
"Estamos fazendo muito mais do que uma assinatura de contrato, estamos levando dignidade para a população, dando condições de habitabilidade, de saúde, de qualidade de vida", afirmou o ministro Alexandre Cordeiro, que ressaltou a importância de parcerias voltadas para o bem das pessoas. "Temos que fazer um Brasil melhor, deixar de ser o país do futuro para ser o país do presente".
Os projetos da Sanepar que foram contemplados com financiamentos pelo Ministério das Cidades receberão recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e terão uma contrapartida da empresa de R$ 26,131 milhões. "Caminhamos sempre com o objetivo ambicioso de universalização dos serviços de saneamento. Neste momento, com a assinatura destes contratos, estamos dando mais um passo nesse sentido", disse o diretor presidente da Sanepar.
Para o vice-governador do Paraná, Flavio Arns, a importância destes contratos vai além dos benefícios que traz para a saúde e para o bem-estar da população, promovendo o desenvolvimento da economia e gerando novos empregos. "A Sanepar, uma empresa que se destaca no estado há 50 anos, avança ainda mais com estes recursos, garantindo cidadania para a população do Paraná", coloca.
No total, seis municípios serão contemplados com investimentos em sistemas de abastecimento de água, que somam R$ 193,246 milhões. Além de Maringá, estão Cascavel (a 273 quilômetros de Maringá, com R$ 71,736 milhões); Foz do Iguaçu (a 416 quilômetros de Maringá, com R$ 34,466 milhões), Lapa (a 411 quilômetros de Maringá, com R$ 4,680 milhões), Londrina (a 99 quilômetros de Maringá, com R$ 15,364 milhões), e Ponta Grossa (a 309 quilômetros de Maringá, com R$ 54,650 milhões).
Os demais municípios receberão recursos para os sistemas de esgotamento sanitário, no valor de R$ 135,847 milhões:
Almirante Tamandaré (a 433 quilômetros de Maringá) - R$ 10,819 milhões
Araucária (a 418 quilômetros de Maringá) - R$ 24,940 milhões
Campo do Tenente (a 439 quilômetros de Maringá) - R$ 8,185 milhões
Campo Largo (a 395 quilômetros de Maringá) - R$ 16,121 milhões
Campo Magro (a 410 quilômetros de Maringá) - R$ 4,814 milhões
Fazenda Rio Grande ( a 435 quilômetros de Maringá) - R$ 22,944 milhões
Foz do Iguaçu - R$ 26,478 milhões
Ponta Grossa - R$ 19,500 milhões
Quatro Barras (a 456 quilômetros de Maringá) - R$ 2,043 milhões

sábado, 21 de setembro de 2013

Criação da Rede é 'impossível' sem assinaturas, diz TSE

Integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Ministério Publico Eleitoral (MPE) consideram como "impossível" a criação do partido Rede caso a legenda não consiga atingir as 492 mil assinaturas necessárias.

"Coloque o dedo na ferida: sem as assinaturas é uma esperança vã, impossível de frutificar", disse o ministro do TSE, Marco Aurélio Mello. "Na cabe estabelecer critério de plantão para esse ou aquele partido. Abre-se um precedente muito perigoso", acrescentou.

Outro ministro da Corte, que não quis se identificar, também defendeu que os "requisitos que estão em lei e na Constituição devem ser seguidos". Para Marco Aurélio Mello, não será por falta de partidos que as eleições de 2014 deixarão de ocorrer. Atualmente, há 30 legendas registradas no TSE.

O vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, também afirmou que caso a Rede não consiga o número necessário não será feita nenhuma "concessão" para a criação do novo partido.

"Não tem conversa, a Lei é peremptória. Não há como fazer concessão nesse tipo de coisa", disse. Segundo ele, integrantes do MPE e do TSE têm concentrado os esforços no tema. "A gente faz o que pode. Não é uma questão contra ou a favor de qualquer um, mas temos que trabalhar dentro do Código Eleitoral. Dia 5 é o prazo fatal", afirmou. Apesar de dizer que será rígido na defesa das regras Eleitorais, o procurado disse que ainda não se pode bater o martelo sobre o futuro da Rede. "Vamos aguardar, não sei o que os cartórios têm nas mangas".

Idealizada pela ex-senadora Marina Silva, a Rede atualmente contabiliza 440 mil apoios certificados no TSE. A expectativa de integrantes da legenda está na validação de 95 mil assinaturas que foram recusadas por cartórios sem justificativa.

Para estar apta a disputar o próximo pleito de 2014, a legenda tem até o dia 5 de outubro, ou seja, 15 dias para ter o seu processo concluído na Corte Eleitoral. Nesse período estão previstas apenas quatro sessões ordinárias no tribunal.

O processo de criação da Rede encontra-se nas mãos do Ministério Público Eleitoral que nesta sexta-feira, 20, proferiu um novo parecer em que pede novas diligências para a conferencia das assinaturas coletadas pelos correligionários de Marina.

No parecer de 15 páginas, o Ministério Público Eleitoral (MPE) concluiu que por enquanto a Rede Sustentabilidade conseguiu demonstrar o apoio de apenas 102 mil eleitores à criação do partido. O MPE pediu que o processo em tramitação no TSE seja convertido em diligência para que sejam contabilizados e certificados os apoios à formação da legenda. "Ao todo, foi até agora demonstrado apoio em número de 102.707 assinaturas validadas, em quatorze Estados e no Distrito Federal", afirmou o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio de Aragão, no parecer encaminhado ontem ao TSE. "Considerados esses dados, ainda não foi atingida a quantidade de 482.900 assinaturas", acrescentou. "Consequentemente, o partido cujo registro se pretende ainda não demonstrou o implemento do requisito de caráter nacional", concluiu.

José Dirceu foi ao velório de ex-mulher nesta madrugada

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu esteve no velório de sua ex-mulher Marcia de Fátima Ramos, 54, falecida nesta sexta-feira, 20, vítima de um câncer no pâncreas. O petista, condenado no processo do mensalão, estava em Brasília e foi às pressas para Embu das Artes, onde a ex-mulher foi velada e cremada.

Dirceu chegou ao local discretamente, sem passar pelos amigos de Marcia. Ele ficou numa sala em separado apenas com os familiares.

O corpo da ex-mulher de Dirceu chegou ao cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu, por volta das 22h. O ex-ministro chegou uma hora depois e deixou o velório em torno de 2h.

Marcia morreu à tarde, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em após um câncer no pâncreas. Ela era mãe de uma das filhas do ex-ministro.

Papa faz declarações criticando aborto

O papa Francisco condenou nesta sexta-feira o aborto como um sintoma da "cultura do jogar fora" e encorajou médicos católicos a se recusarem a realizar o procedimento.

Francisco deu uma forte mensagem antiaborto e citou ensinamentos do Vaticano sobre a necessidade de defender os bebês por nascer, durante audiência com ginecologistas católicos.

As declarações foram feitas um dia depois da publicação de uma matéria na qual o papa acusou a obsessão da igreja com "regras mesquinha", que afastam os fiéis. Na entrevista, que provocou reações na igreja, Francisco pediu a seus pastores que se concentrem em ser misericordiosos em vez de insistir apenas em questões fortes como aborto, casamento gay e contracepção.

Mesmo antes mesmo de a entrevista ter sido publicada, alguns conservadores haviam expressado seu desapontamento com o fato de Francisco não ter reafirmado as regras da igreja a respeito desses assuntos.

Francisco explicou suas razões para ter feito isso na entrevista à ao jornal jesuíta La Civiltà Cattolica, dizendo que os ensinamentos da igreja sobre tais questões são bem conhecidos, que ele os apoia, mas não sente necessidade de repeti-los constantemente.

Mas ele os repetiu nesta sexta-feira. Em suas declarações, Francisco condenou a "cultura do jogar fora" que justifica a eliminação de vidas e disse que os médicos em particular foram forçados a situações que consideram "desrespeitosas à vida".

"Cada criança que não nasce, mas é injustamente condenada a ser abortada, tem a face de Jesus Cristo, a face de Deus", disse ele.

Ele pediu aos ginecologistas que sigam suas consciências e ajudem a trazer vidas ao mundo. "As coisas têm um preço e podem estar em liquidação, mas as pessoas têm dignidade, que não tem preço, e vale mais do que coisas", declarou o papa.

Os comentários de Francisco à Civiltà Cattolica não alteraram os ensinamentos da igreja, mas representaram uma mudança radical no tom usado e um profundo contraste com as prioridades se seus dois antecessores imediatos.
Fonte: Associated Press.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Professores hostilizam Richa no interior do Paraná

 

Professores fazem “cerco” a Beto Richa no interior do Paraná; ontem houve protesto na recepção ao tucano em Apucarana; nesta quinta teve em Cambará, Norte Pioneiro; educadores cobram pagamento de R$ 50 milhões atrasados, cujo acordo era depositar no último dia 13; professores e funcionários de 2,1 mil escolas da rede pública estadual planejam greve a partir de 28 de setembro.
Professores fazem “cerco” a Beto Richa no interior do Paraná; ontem houve protesto na recepção ao tucano em Apucarana; nesta quinta teve em Cambará, Norte Pioneiro; educadores cobram pagamento de R$ 50 milhões atrasados, cujo acordo era depositar no último dia 13; professores e funcionários de 2,1 mil escolas da rede pública estadual planejam greve a partir de 28 de setembro.
“Governador, não aceitamos calote”. Essa era a faixa que foi exibida ontem (18) por professores e funcionários de escolas públicas durante recepção a Beto Richa (PSDB) em Apucarana, Norte do Paraná. O município saiu na frente dos protestos contra o tucano, que continuaram nesta quinta (19).
Em Cambará, Norte Pioneiro, também houve manifestação dos educadores contra o governador do PSDB. O blog ainda não recebeu informações sobre a recepção a Richa.
Na última sexta (13), em primeira mão, este blogueiro informou que Richa e seu vice Flávio Arns (PSDB), secretário da Educação, tinham dado calote de R$ 50 milhões no magistério paranaense. A promessa, feita dia 30 de agosto, era de pagamento dos atrasados naquele dia. Ficou na promessa.
O total do calote tucano é resultado do levantamento feito pela APP-Sindicato, junto à Secretaria de Estado da Educação (Seed), e abrange débitos relativos a promoções, progressões, diferença do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), novo enquadramento do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB).

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Morre ex vereador Carlão Ramos em acidente entre seu carro um Uno e um caminhão na Rodovia PR 082 próximo a São João do Ivai


Carlos Alberto Ramos, 49 anos, ficou preso entre as ferragens do carro

TNOnline Ivan Maldonado

Um grave acidente registrado na PR 082, por volta das 13h30 de segunda-feira (16), entre Lunardelli e São João do Ivaí, provocou a morte de uma pessoa.



A colisão ocorreu próximo ao aterro sanitário de São João do Ivaí e envolveu o Fiat Uno de Maringá, da empresa Romar Glass, e um caminhão de Ivaiporã, da distribuidora Ivaigás. Com a colisão parte da carga de botijão de gás ficou espalhada pelo acostamento.

O motorista do Uno, Carlos Alberto Ramos, 49 anos, ficou preso entre nas ferragens e foi resgatado por socorristas do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã. Após receber os primeiros socorros, a vitima foi transferida para um hospital de Ivaiporã, mas faleceu pouco tempo depois.

O condutor do caminhão teve escoriações e foi encaminhado ao hospital municipal de São João do Ivaí. Não foi divulgado nome do caminhoneiro.


CARLOS RAMOS  FOI VEREADOR  POR DOIS MANDATOS ,E TINHA UM PROGRAMA AOS SABADOS NA RÁDIO INGAMAR DE MARIALVA,E PARTICIPAVA TAMBÉM DO MOVIMENTO CARISMÁTICO DA IGREJA CATÓLICA DE MARIALVA.
FIQUE AQUI NOSSOS SENTIMENTOS A TODOS OS FAMILIARES ,E QUE COM CERTEZA QUE DELE SÓ TEREMOS LEMBRANÇAS BOAS.


 



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Para o Paranaense, Metrô mudará de nome e se chamará Maringá Futebol Clube

O Metropolitano Maringá vai mesmo mudar de nome para disputar o Campeonato Paranaense do ano que vem. Será Maringá Futebol Clube. A informação foi dita pelo secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, à Gazeta Maringá. O presidente de honra do time, Aparecido Domingos Regini, o Zebrão, confirmou nesta sexta-feira (13).

A ideia de alterar o nome surgiu durante reuniões, sob a alegação de que o rebatismo facilitaria o vínculo do time às marcas de grandes empresas. “Os empresários que querem investir no futebol, que estamos convocando para colaborar com o esporte, querem divulgar o nome da cidade”, explicou Barros. “Assim [o novo nome] facilita o engajamento de patrocinadores para sustentar uma grande equipe.”

Para angariar patrocinadores e disputar o estadual com reais condições de garantir vagas em competições nacionais, a Prefeitura de Maringá vai reunir empresários que possam investir no futebol, assim como aconteceu com o ModaMaringá, time de vôlei presidido por Ricardinho.

O Moda, por exemplo, tem seis patrocinadores, sendo que o principal, o Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest), investirá R$ 6 milhões em três temporadas. “O Maringá Futebol Clube terá o apoio de todos os empresários, o apoio do prefeito Pupin, assim como teve o vôlei, para encontrar meios para criarmos uma equipe competitiva como o ModaMaringá”, garantiu Barros.

Segundo o presidente de honra do time, só falta a equipe alterar o cadastro na Federação Paranaense de Futebol (FPF) para que o nome seja oficializado. “O nome está certo. Fizemos uma votação na internet e esse é o nome que o povo quer”, confirmou Zebrão.

Planejamento

O time maringaense já tem um planejamento traçado para começar os treinamentos visando o estadual do ano que vem. Na próxima semana, o time quer anunciar o novo gerente de futebol, que deverá ser Moisés Cândido. O treinador Claudemir Sturion deve retornar aos trabalhos e começar a apontar novos jogadores para o plantel tricolor.

A ideia da diretoria é que os treinamentos comecem na segunda semana de novembro, quase dois meses antes da estreia do Campeonato Paranaense – ainda sem data oficial definida. “Não vamos buscar jogadores de peso, mas, sim, jogadores bons e de qualidade que nos ajudarão no campeonato”, afirmou Zebrão.

Apesar do planejamento antecipado, a diretoria do Maringá Futebol Clube ainda não definiu quais serão as metas financeiras para a nova temporada.

Foco nacional

O campeão da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense já tem alguns objetivos traçados para o ano que vem: o Tricolor quer alcançar vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Representar o Paraná nas duas competições é um objetivo ambicioso. Para se ter uma ideia, nenhum time estadual disputou as duas competições neste ano.

Incêndio destrói 10 alqueires de reserva municipal em Cianorte

Um incêndio que durou 12 horas destruiu pelo menos 10 alqueires de uma reserva municipal em Cianorte, no Noroeste do Paraná. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 11 horas de domingo (15) e só foi controlado às 23 horas do mesmo dia.

No combate ao fogo, foram utilizados dois caminhões dos bombeiros, um caminhão-pipa da Usina São Tomé e um trator da brigada de incêndio, utilizado no transporte de tambores de água. No total, 22 mil litros de água foram usados para apagar o incêndio.

Segundo os bombeiros, o incêndio pode ser criminoso, já que foram encontrados diversos focos com características não naturais. O local atingido pelo fogo não é localizado próximo a grandes vias de tráfego.

No início da manhã desta segunda-feira (16), equipes dos bombeiros permaneciam no local para o caso de aparecer novos focos de incêndio.

Candidaturas sob nova mentalidade política

O cidadão que quiser concorrer a um cargo eletivo nas eleições de 2014 e ainda não está filiado a nenhum partido político tem 20 dias para aderir a uma legenda. A lei eleitoral estipula que o candidato deve estar filiado a um partido pelo menos um ano antes das eleições, que, no ano que vem, acontecerão no dia 5 de outubro.

INFOGRÁFICO: Saiba o que é necessário para concorrer a um cargo eletivo


A filiação de possíveis novos candidatos pode ser positiva para a oxigenação política, embora apenas isso não garanta uma mudança. O cientista político Mário Sérgio Lepre, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) afirma que, antes de tudo, a injeção de sangue novo nos partidos precisa vir acompanhada de novas ideias. “O problema é a forma como a política é feita no Brasil. É uma estrutura arcaica, patrimonialista, de favores. Esse modelo está desgastado e precisa ser alterado, mas isso é uma mudança cultural”, explica.

Ele afirma que essa mentalidade é, em boa parte, responsável pela falta de oxigenação nos partidos. “A maioria dos partidos não é autêntica. Eles têm donos e são criados de cima para baixo. Muitas vezes, o cidadão que adere ao partido adere, na verdade, ao dono do partido”. Por isso, é importante que o futuro candidato conheça bem a ideologia do partido e a viabilização de candidaturas em cada um deles. O estatuto de todas as legendas registradas do Brasil pode ser encontrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (www.tse.jus.br/partidos/partidos-politicos

PREVISÃO DO TEMPO PARA MARIALVA

Marialva/PR
  Hoje Amanhã Quarta-feira, 18/09/13 Quinta-feira, 19/09/13 Sexta-feira, 20/09/13
Tempo Manhã

Pancadas de chuva isoladas
Tarde

Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas
Noite

Pancadas de chuva e trovoadas


Pancadas de chuva e trovoadas


Muitas nuvens


Muitas nuvens


Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas à tarde
Temperaturas Máx. 24ºC
Mín. 20ºC
Máx. 21ºC
Mín. 17ºC
Máx. 24ºC
Mín. 9ºC
Máx. 28ºC
Mín. 12ºC
Máx. 29ºC
Mín. 18ºC
Vento noroeste / moderado (28 a 43 km/h) noroeste / moderado a forte (43 a 50 km/h) noroeste / moderado (28 a 43 km/h) nordeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h) nordeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h)
Visibilidade boa boa boa boa boa

Horários de Nascer e Pôr do Sol
Data
Nascer
Pôr
Segunda, 16/09/2013 06:22 18:21
Terça, 17/09/2013 06:21 18:21
Quarta, 18/09/2013 06:20 18:22
Quinta, 19/09/2013 06:19 18:22
Sexta, 20/09/2013 06:18 18:22
Sábado, 21/09/2013 06:17 18:23
Domingo, 22/09/2013 06:16 18:23

Cada deputado do PMDB quer R$ 700 mil para apoiar reeleição de Beto Richa


Apoio da bancada do PMDB à reeleição de Richa, segundo deputado ouvido pelo blog, estaria condicionado à liberação de emenda parlamentar individual de R$ 700 mil; peemedebistas prometem entregar a cabeça de Gleisi e Requião ao governador tucano; sublevação, na semana passada, durante votação de autorização para venda de ações da Sanepar, teria sido apenas um recado ao Palácio Iguaçu.
Apoio da bancada do PMDB à reeleição de Richa, segundo deputado ouvido pelo blog, estaria condicionado à liberação de emenda parlamentar individual de R$ 700 mil; peemedebistas prometem entregar a cabeça de Gleisi e Requião ao governador tucano; sublevação, na semana passada, durante votação de autorização para venda de ações da Sanepar, teria sido apenas um recado ao Palácio Iguaçu.
Na semana passada houve uma reunião secreta entre a bancada “sublevada” do PMDB, na Assembleia Legislativa do Paraná, e operadores do Palácio Iguaçu. Na pauta do encontro, chorumelas dos parlamentares que reclamaram “calote” do governador Beto Richa (PSDB), que não teria cumprido acordos firmados desde que eles passaram integrar oficialmente sua base de sustentação. Os deputados peemedebistas também discutiram apoio à reeleição ao tucano, mas condicionaram a tarefa de “tratorar” a candidatura própria ou coligação do partido com outra agremiação — leia-se PT — à liberação de emendas parlamentares individuais no valor de R$ 700 mil.
Com o novo desenho dos estrategistas da bancada do PMDB, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, não teria chance de apoio do partido. O senador Roberto Requião, igualmente, poderia dar tchau à possibilidade de disputar o governo do Paraná. Os parlamentares juram que têm a anuência da direção nacional do PMDB e vendem o sonho de uma dobradinha “Richa-Dilma”, uma espécie de bolada nas costas do senador tucano Aécio Neves.
A pergunta é: teriam os deputados estaduais peemedebistas capacidade de entregar o que prometem a Richa? A história diz que não, haja vista o resultado do imbróglio, ocorrido em 2012, envolvendo os ex-prefeitos Luciano Ducci (PSB) e Rafael Greca (PMDB). Este último, aliado de Requião, venceu a peleja.
Os deputados do PMDB estão mesmo é de olho no PAM (Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios) do governador Beto Richa. Na convenção partidária, em junho do ano que vem, a conversa será outra, pois eles terão um choque de realidade sobre as chances de serem reeleitos. Numa composição na proporcional com o PSDB, calculam os mais experientes matemáticos, a bancada peemedebista seria reduzida a seis (hoje são 13 deputados). O PT não quer saber deles. O que sobra, então? Um doce para quem adivinhar…

ACIMAR - Antonio Brita, levou uma moto CG Fan 0 Km




"A CAMPANHA DO DIA DOS PAIS, realizada no dia 17 de agosto de 2013 (sábado na ACIMAR) obteve como resultado do sorteio o GANHADOR Antonio Brita, comprador do supermercado Nova Era.

O ganhador recebeu seu Prêmio (uma moto CG Fan) na Loja Val Bikes das mãos da Presidente da Acimar Márcia Cristina A. Murata.





 
 

domingo, 1 de setembro de 2013

FHC defende união entre Aécio, Campos e Marina

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu nesta sexta-feira (30) uma "confluência" de forças entre o senador tucano Aécio Neves (MG), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a ex-senadora Marina Silva, que tenta lançar um partido, a Rede Sustentabilidade, a tempo de concorrer ao Planalto em 2014. FHC acredita que o PSDB e demais adversários da presidente Dilma Rousseff em 2014 devem buscar uma "mensagem clara, que mostre como sair desse momento em que estamos".

"Um dos problemas que o Brasil tem neste momento é que o governo do PT é um governo muito divisivo, puxa só para um lado e acusa o outro de não servir para nada. Isso tem que mudar. É muito importante que haja esforços de confluência", disse Fernando Henrique, em entrevista ao Broadcast Político - serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Ao comentar o encontro de quinta-feira entre Aécio e Campos, FHC afirmou ser importante que Marina participe das conversas. "Ela é uma força moral importante e acho que seria muito bom que ela também entendesse o papel dela, que não é só de transmitir uma mensagem íntegra. É também de construir um caminho. Vejo com muita alegria a possibilidade de junção."

Aécio esteve na sexta-feira (30) em Campina Grande (PB), onde afirmou que a conversa com Campos, na noite anterior, havia sido "sobre o Brasil". "Vamos continuar conversando. É isso que as pessoas esperam de nós: políticos que, independentemente de estarem no mesmo partido ou no mesmo projeto, têm a capacidade de pensar, juntos, coisas boas para o Brasil", disse o tucano. "Não tenho dúvida de que, dependendo do resultado eleitoral, vamos estar juntos. Seremos parceiros na construção de um novo modelo pro o Brasil."

Para FHC, Aécio é o nome do PSDB para disputar o Planalto e isso ficou claro ao mencionar os próximos passos do senador. "Todo processo eleitoral depende do desempenho dos candidatos e da base que ele articula. O Aécio tem capacidade de articulação e tem um bom desempenho. Agora, tem que consolidar o nome com a população", disse. "Ele vai ter que trabalhar bastante, não é uma coisa simples assim."

Segundo o ex-presidente, "o problema do PSDB e da oposição" é buscar uma "mensagem clara, que mostre como sair desse momento que estamos e fale a coisa principal: o povo quer participar mais do processo de deliberação e quer mais qualidade, e não só quantidade". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Resultados da 3º fase do Campeonato Municipal de futebol Suiço

CAMPO DA FRUTEIRA

FRUTEIRA B 2X2 PANIFICADORA IDEAL
FRUTEIRA A 3X0 USIFLEX

CAMPO DA AFUPUMA

AFAI 1 X0 MARTA ROCHA/CHAC BUTURA
CHAC JATOBA 4XO ADV BASSAM

10ª Cavalgada Caminhos da Uva acontece dia 15 de setembro

No domingo, 15 de setembro, Marialva recebe comitivas de toda a região para a 10ª Cavalgada Caminhos da Uva. Concentração, saída e chegada acontecerão no Parque da Uva – saída para Mandaguari. As inscrições das comitivas terão início as 09h. Integrando a programação haverá show musical.

O roteiro a ser percorrido pelos cavaleiros e amazonas será divulgado em breve e contemplará as belezas naturais do município, principalmente os parreirais de uva. Uma equipe de saúde com ambulância irá acompanhar o percurso dando o suporte necessário, bem como equipes de segurança e apoio aos cavaleiros e animais.

A Cavalgada Caminhos da Uva é um dos eventos mais tradicionais do gênero no interior do Estado. “Este evento já virou tradição e todos aguardam ansiosos por sua realização. Quero agradecer o empenho de todas as pessoas que estão envolvidas na organização desta cavalgada, onde deveremos receber mais de 100 comitivas e cerca de 800 cavaleiros e amazonas”, afirmou o prefeito Edgar Silvestre - Deca.

À frente da organização do evento está o Departamento de Turismo, coordenado por Cristina Jacometto e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, coordenada por Valdinei Cazelato. Dezenas de municípios já confirmaram presença.

Uma das principais novidades é a participação de entidades do município de Marialva no preparo do almoço. O prato principal será costela ao fogo de chão e os convites serão vendidos pelo preço simbólico de R$ 10,00 (dez reais). Toda a renda contribuirá com as atividades desenvolvidas pelo Asilo São Vicente de Paula, Casa Lar das Crianças, Centro Social Comunitário Madre Rafaela Ybarra (Centro da Irmã Rosa) e AFUPUMA - Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Marialva.

Municípios convidados:

1 ALVORADA DO SUL
2 ANGULO
3 APUCARANA
4 ARAPONGAS
5 ASTORGA
6 ATALAIA
7 BOM SUCESSO
8 BORRAZÓPOLIS
9 CAMBÉ
10 CAMBIRA
11 CAMPO MOURÃO
12 CASTELO BRANDO
13 CENTENÁRIO DO SUL
14 CIANORTE
15 COLORADO
16 COLORADO
17 CONGONHAS
18 CORNÉLIO PROCÓPIO
19 CRUZEIRO DO OESTE
20 CRUZEIRO DO OESTE
21 CRUZEIRO DO SUL
22 CRUZEIRO DO SUL
23 DR. CAMARGO
24 FAXINAL
25 FLORAÍ
26 FLORESTA
27 FLORESTÓPOLIS
28 FLÓRIDA
29 GUARACI
30 IBIPORÃ
31 IGUARAÇU
32 ITAMBÉ
33 IVAILÃNDIA
34 IVATUBA
35 JAGUAPITÃ
36 JANDAIA DO SUL
37 JOAQUIM TÁVORA
38 KALORÉ
39 LOBATO
40 LONDRINA
41 LONDRINA
42 MAMBORÊ
43 MANDAGUAÇU
44 MANDAGUARI
45 MARIALVA
46 MARINGÁ
47 MARUMBI
48 MARUMBI
49 MUNHOZ DE MELO
50 NOVA ESPERANÇA
51 NOVA ITACOLONI
52 PAIÇANDU
53 PARAÍSO DO NORTE
54 PARANACITY
55 PARANAVAÍ
56 PITANGUEIRAS
57 PRADO FERREIRA
58 PRESIDENTE CASTELO BRANCO
59 ROLANDIA
60 SABÁUDIA
61 SANTA FÉ
62 SÃO CARLOS DO IVAÍ
63 SÃO JORGE DO IVAÍ
64 SARANDI
65 SERTANÓPOLIS
66 TAPEJARA

O Governo Municipal de Marialva agradece a colaboração dos marialvenses: Moacir Venturin, Nego Teixeira, Ailton Venancio Rabello, Luiz Santa Fé, Otávio Seron, Sergio Damasceno, Ademir Cortez, Edvaldo Cordeiro, José da Vieira, Emerson, Batata, e todos os envolvidos nessa grande festa.

Maiores informações: (44) 8853 2350 (Aline) / (44) 3232 4443 (Renata).

Origem: Assessoria de Comunicação

Obras de 500 mil reais vão ampliar estrutura do Colégio Parigot de Marialva

O Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza, em Marialva, vai receber obras de ampliação no valor de 536 mil e 984 reais. Os recursos são parte do Programa Brasil Profissionalizado, do governo federal, com contrapartida do governo do Estado.

A licitação será aberta no dia 19 do mês que vem e as obras devem começar até o fim deste ano na escola. Serão construídos dois novos laboratórios, que poderão ser usadas nas disciplinas de matemática, física, química e biologia. Também está prevista a construção de uma passarela coberta para os estudantes.

Atualmente, cerca de 1.300 alunos estudam no colégio. Eles estão divididos nos ensinos fundamental, médio e nos cursos técnicos profissionalizantes em química e formação de docentes. A diretora Rosely Calvo afirmou que com as obras de ampliação essa estrutura será melhorada. As obras também irão movimentar a economia da cidade, pois irão gerar empregos diretos e indiretos.

Maiores informações: (44) 3232 8354.

Origem: Assessoria de Comunicação