quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Metropolitano já tem 12 jogadores sob contrato

Do grupo que conquistou o título da Segunda Divisão no meio do ano, pelo Metropolitano Maringá, 12 jogadores tiveram seus contratos reformados e estão entre ao que vão se apresentar ao clube para a disputa do Campeonato Paranaense de 2014. Enquanto isso, a diretoria segue atrás de reforços.

Os que já garantiram a permanência no próximo ano são: Ney e Ednaldo, goleiros; Baiano, Reginaldo e Fernandinho, laterais; Marcelo Xavier, Juninho e Diego, zagueiros; os meias Zé Leandro e Léo Maringá, além dos avantes Renan Tavares e Cristiano. Estaria nessa relação também o volante Duda, mas, o Rio Branco de Paranaguá, detentor dos direitos federativos do atleta, exigiu seu retorno não clube.

De acordo com Paulo Regine, diretor de futebol do clube, um zagueiro e um volante que já tiveram passagens por equipes da região já estão com a contratação praticamente certa. "Não vamos divulgar nomes porque eles ainda não assinaram o contrato", disse o diretor.

A diretoria chegou a conversar com o defensor Dezinho, do Oeste de Itápolis, jogador que passou pelo futebol profissional da cidade em 2005 e 2006 defendendo o extinto Galo Adap. Porém, não houve acordo entre as partes e a contratação foi descartada.
SIGILO
"Não vamos divulgar os nomes dos novos reforços porque eles ainda não assinaram o contrato"
PAULO REGINE
Diretor do MFC

PERMANÊNCIA. Léo Maringá é um dos 12 atletas que confirmaram permanência no clube para a disputa da Primeira Divisão no próximo ano. -FOTO: RAFAEL SILVA

Restrição à pesca de espécies nativas começa nesta sexta-feira nos rios do Paraná

O período de restrição à pesca de espécies nativas (piracema) nos rios do Paraná começa nesta sexta-feira (1º) e segue até o dia 28 de fevereiro do ano que vem. O lançamento oficial da Operação Piracema acontece, nesta quinta-feira (31), às 15h30, em Londrina, na sede do Batalhão de Polícia Ambiental. Todas as espécies nativas do Estado são protegidas, entre elas o Bagre, o Dourado, o Jaú, o Pintado e o Lambari. O objetivo é garantir a reprodução e desova dos peixes no período chamado de defeso da piracema.
 
A restrição é regulamentada pela portaria número 242/2011, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e a Instrução Normativa 25/2009, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama). Durante esse período, fiscais do IAP e a Polícia Ambiental reforçarão as ações de fiscalização em locais com histórico de concentração de pessoas e registros de pesca predatória.
Pescadores que forem flagrados em desacordo com as restrições impostas pela portaria poderão ser enquadrados na lei de crimes ambientais. Os infratores podem receber multas com valor a partir de R$ 700,00 por pescador e de mais R$ 20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca como varas, redes e embarcações, podem ser apreendidos.
Divulgação IAP/Sema
Restrição à pesca de espécies nativas começa nesta sexta-feira nos rios do Paraná - Divulgação IAP/Sema
Nos reservatórios artificiais a pesca será autorizada desde
que de espécies introduzidas consideradas exóticas
O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, acredita que os pescadores profissionais têm consciência da importância desse período porque lidam com a atividade durante todo o ano e fazem dela seu principal sustento. "Nós estamos sempre em contato com os pescadores profissionais, muitos deles, inclusive, auxiliam o nosso trabalho de fiscalização e educação ambiental, seja denunciando alguma atividade criminosa ou orientando os amadores. Esse trabalho é muito importante para nós e precisa ser reconhecido", disse.

Reservatórios
Nesse período de restrição, a pesca será permitida apenas para reservatórios artificiais e de espécies consideradas exóticas - que foram introduzidas no meio ambiente pelos seres humanos. "A pesca fica permitida porque essas espécies causam desequilíbrio ambiental, uma vez que se alimentam das espécies nativas e não têm predadores naturais, provocando a sobreposição de uma espécie sobre a outra", explica o diretor de Controle de Recursos Ambiental do IAP, Mauro Scharnik. "Dessa forma ajudamos o controle ambiental das exóticas e a permanência das espécies nativas em nossos rios e mares", disse. São consideradas espécies exóticas a corvina, a tilápia, o tucunaré, o bagre-africano e a carpa, entre outras.
Estoque
As peixarias, supermercados e outros locais de comercialização de pescado de captura deverão apresentar aos escritórios regionais do Instituto Ambiental do Paraná, até o terceiro dia útil do início da piracema, a declaração de estoque, pois o transporte e a comercialização das espécies nativas também permanecem restritos nesse período. Com a declaração, os peixes nativos em estoque poderão ser comercializados.
Documentação
Tanto para a pesca amadora como para a profissional embarcada ou desembarcada é necessário a posse da documentação do Ministério da Pesca. Para a emissão do documento é preciso responder algumas perguntas e se cadastrar no site do Ministério. O documento fica pronto na hora. Pescar sem ter posse desse documento também é caracterizado um crime ambiental.

UEM atinge 75,76% de aprovação no Exame da Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou na terça-feira (29) o desempenho das instituições de ensino superior na segunda fase do X Exame de Ordem Unificado. A lista traz a porcentagem de aprovação dos estudantes de mais de 1.200 universidades, faculdades e centros universitários de todo o país.
A média nacional de aprovação do X Exame, realizado no primeiro semestre de 2013, foi de 28,07% - a Universidade Estadual de Maringá (UEM) obteve um índice de aprovação de 75,76%. A UEL alcançou 89,95%, o maior entre as universidades estaduais e privadas do Paraná, seguido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com um índice de 80,29%.
A décima edição do Exame de Ordem Unificado terminou em julho deste ano. Segundo a OAB, dos 120.944 inscritos que fizeram a prova, 33.954 foram aprovados e receberam o registro de advogado. No Paraná, 7.995 pessoas se inscreveram para fazer o exame e 2.629 passaram da segunda fase. Isso corresponde à aprovação de 32,88% dos paranaenses inscritos.
Outras informações sobre o desempenho das faculdades podem ser obtidas no site da OAB-PR.

NSA espionou até o papa, afirma revista italiana

A espionagem norte-americana não teria poupado nem os cardeais da Igreja Católica, segundo a revista italiana Panorama. De acordo com o semanário, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) interceptou telefonemas de diversos cardeais, entre eles o argentino Jorge Mario Bergoglio, pouco antes de ele ser eleito papa.

A revelação da Panorama vem à tona depois de o site Cryptome ter noticiado que a espionagem dos EUA interceptou 46 milhões de telefonemas na Itália entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. "Aparentemente há também ligações do e para o Vaticano" e a NSA "espionou o papa", enfatiza a semanal.

"Há temores de que (...) os norte-americanos tenham continuado a escutar as conversas dos prelados até a véspera do conclave", inclusive aquelas envolvendo o futuro papa Francisco, prossegue a revista.

O conclave papal é um acontecimento historicamente cercado de segredo. Quando os cardeais católicos fecham-se na Capela Sistina para escolher um novo líder para a Igreja, um moderno sistema é instalado com os objetivos de impedir qualquer comunicação dos prelados com o mundo exterior e também que o local seja alvo de escutas clandestinas.

Citado pela emissora Al Jazeera, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que não é de conhecimento da Santa Sé a informação de que os cardeais teriam sido espionados. "Não estamos preocupados com isso", declarou.

A Panorama lembra que Bergoglio é considerado uma "pessoa de interesse" pelos serviços de espionagem norte-americana pelo menos desde 2005, segundo revelações feitas pelo WikiLeaks, plataforma dedicada ao vazamento de informações secretas que liberou ao público centenas de milhares de telegramas diplomáticos dos EUA.

Petrobras explica metodologia de reajuste de combustível

A Petrobras esclareceu que a metodologia de precificação de diesel e gasolina é baseada em variáveis como o preço de referência desses derivados no mercado internacional, taxa de câmbio e ponderação "associada à origem do derivado vendido, se refinado no Brasil ou importado", explicou a estatal em comunicado.

Na nota de esclarecimento em resposta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre as características da metodologia, a companhia reitera que foi aprovada pela diretoria, mas que o Conselho de Administração pediu estudos adicionais, os quais estão sendo elaborados.

Além disso, explica que a metodologia contempla reajuste automático do preço do diesel e da gasolina "em periodicidade a ser definida antes de sua implantação", e prevê mecanismo que impede o repasse da volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.

O comunicado frisa que a fórmula de precificação do diesel e da gasolina visa dar "maior previsibilidade à geração de caixa e redução dos índices

Senador protocola pedido de CPI para investigar CBF

  •                                            
AAA
O senador Mário Couto (PSDB-PA) protocolou nesta quarta-feira um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e nas federações estaduais de futebol e também com gastos do governo nas obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. Ele apresentou o pedido com 33 assinaturas, seis a mais do que o mínimo necessário.

Pelas regras da Casa, os senadores têm até a meia-noite desta quinta-feira para retirar as assinaturas e, se inferiores a 27 apoios, abortar a criação da CPI. Se não forem retiradas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve ler na semana que vem o requerimento de criação da comissão e cobrar os líderes partidários que indiquem os representantes para compor o colegiado.

Antes do recesso dos parlamentares, em julho, outro parlamentar do PSDB tentou, sem sucesso, levar adiante a criação de uma CPI para investigar irregularidades no uso de recursos federais para a Copa. O deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) pediu uma CPI mista - composta por deputados e senadores -, mas a comissão não foi criada porque parlamentares retiraram o apoio dela.

Mário Couto disse que pretende investigar o conluio que tem, segundo ele, entre presidentes de federações e a gestão do ex-presidente Ricardo Teixeira na CBF, que se perpetuaram por décadas no poder. Segundo o senador, os dirigentes estaduais apoiavam a manutenção de Ricardo Teixeira e, em troca, receberiam proteção e recursos repassados pela CBF. As apurações, segundo o pedido de CPI, vão abarcar suspeitas de irregularidades que remontam o ano 2000.

Para o senador tucano, se criada, a CPI também vai analisar as obras da Copa de 2014, as renúncias fiscais em favor da CBF e até patrocínios da seleção brasileira de futebol. "Tudo vai ser investigado", prometeu.

Para o vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), é preciso passar um pente fino nas obras para a Copa. "Fazer uma CPI agora sobre CBF sem tocar nas obras seria inconveniente e contraditório. O grande escândalo de hoje são as obras", afirmou ele, que foi presidente de uma CPI do Futebol no início da década passada.

Diego Costa se explica: "Na Espanha sou valorizado"

Um dia depois de a Espanha revelar que Diego Costa havia comunicado a sua decisão por defender a atual campeã do mundo e não a seleção brasileira, do país onde nasceu, o atacante do Atlético de Madrid quebrou o silêncio nesta quarta-feira. Em entrevista em vídeo publicada no site do clube, afirmou que escolheu a Espanha porque lá se sente valorizado.

 




Atleta diz se sentir valorizado Foto: Atlétido de Madrid
"Foi uma decisão difícil por envolver decidir entre o seu país de nascimento e o país que lhe deu tudo, o que é a Espanha. Repensei que o certo é jogar na Espanha porque aqui eu fiz tudo. Tudo o que eu tenho na minha vida devo a este país, pelo qual tenho um carinho muito especial. Aqui eu me sinto valorizado por aquilo que faço todos os dias e sinto o carinho das pessoas", justificou Diego Costa, num espanhol fluente.

Criticado por Felipão, que disse que ele rejeitou o sonho de milhões de brasileiros, Diego Costa fez questão de dizer que não rejeitou o país onde nasceu. "Não gostaria que as pessoas pensassem assim. Simplesmente me sinto valorizado aqui. Não foi uma rejeição. Tenho familiares no Brasil, onde nasci e onde viverei quando deixar de jogar o futebol. Espero que as pessoas entendam e respeitem."

O atacante, artilheiro do Campeonato Espanhol apesar da dura concorrência de Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo, diz ser uma honra defender "La Roja", como os espanhóis chamam a sua seleção."Defender a camisa não é para qualquer um. É uma honra, algo enorme na vida de um jogador de futebol. A partir de quando Del Bosque me convocar, pode ser 5, 10 ou 15 minutos, mas vou dar meu máximo, porque eu sou assim. Esse país me deu tudo e espero retribuir de alguma forma", comentou.

Confira o vídeo:

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SB II e Cida admitem disputa do governo



Em entrevista a Tatiane Salvatico, na Gazeta Maringá/Gazeta do Povo, Silvio Barros II (PHS) e Cida Borghetti (Pros) dizem que poderão disputar o cargo que hoje é do governador Beto Richa (PSDB), “patrão” do chefe político da família, Ricardo Barros (PP). A matéria não cita, mas Silvio II terá que passar antes pela Lei da Ficha Limpa, pois responde várias ações e tem condenações por improbidade; depois, terá que enfrentar Carlos Moraes, primeiro a colocar a pré-candidatura a governador no PHS. A reportagem erra ao dizer que Ricardo preside o PP no Paraná; o presidente, desde julho de 2011, é o deputado federal Nelson Meurer - e o PP já acertou apoio à reeleição de Beto Richa, o que coloca Barros numa situação estranha perante o governador. Já o presidente do PHS continua sendo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Valter Viana, mandado dos Barros. Também não cita que Maria Victoria, filha do casal, poderá ser candidata a deputada estadual, possivelmente no lugar da mãe, em 2014.

Prédio dos Correios é demolido

 


correios
Depois de 63 anos, o prédio da agência central dos Correios em Maringá, no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio, foi demolido ontem. Parte da estrutura estava comprometida há alguns anos, em razão de uma construção vizinha, e um novo prédio será construído, num investimento de cerca de R$ 2 milhões. Fotos Marco Antonio Dreprá

VEJAM QUE A NATUREZA NOS PROPORCIONA IMAGENS LINDAS E OUTRAS ASSUSTADORAS

Ondas gigantes criam paisagens incríveis ao lado de faróis

 
MOSTRAR MINIATURAS
OCULTAR MINIATURAS
Nic Bothma/epa/Corbis
Iniciar Slideshow
Carregando... 1 de 55
Belas imagens mostram transformações na natureza
Enorme onda quebra sobre a Baía Kalk, em Cape Town. O serviço de meteorológico da África do Sul emitiu uma série de alertas meteorológicos urgentes alertando sobre as condições climáticas que previa fortes ventos, mar agitado, chuvas torrenciais e consequente frente fria. As violentas tempestades que atingiram a província durante a noite deixaram mais de 500 desabrigados na cidade e deixou a serra repleta de neve em 2007.