sábado, 21 de abril de 2012

Árvores caem sobre motociclistas e carro com passageiros em Maringá



fotos: João Cláudio Fragoso e João Paulo Santos
  • Rubia Pimenta e Rosângela Gris
A forte chuva que caiu sobre Maringá entre a noite de sexta-feira (21) e manhã deste sábado (21) causou inúmeros estragos na cidade. Os ventos fortes derrubaram dezenas de árvores, algumas delas sobre casas e veículos, e 30 postes da rede elétrica, deixando vários imóveis sem energia.
Na tarde de hoje, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sesp) e da Defesa Civil ainda trabalhavam para consertar os estragos e limpar as ruas e avenidas da cidade. "As equipes estão trabalhando desde a madrugada, e ainda há muito trabalho para fazer", informou Edson Rodrigues, do setor de arborização da Sesp, sem precisar o número de ocorrências. "São muitas solicitações, e por conta disso ainda não foi possível fazer um levantamento".
O dia também foi de trabalho intenso para as equipes da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que tiveram que solicitar reforço das unidades da região para reerguer os 30 postes derrubados. Por volta das 16h30, 2.985 unidades consumidores ainda estavam sem luz em Maringá e sem previsão de retorno. De acordo com a assessoria de imprensa da Copel, um poste demora cerca de quatro horas para ser reestabelecido.
Caos
O temporal teve início por volta das 19h45, e em poucos minutos deixou um rastro de destruição em Maringá. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, entre as 19h45 e 20h, choveu 33,4 mm, quase ¼ do que é esperado para todo mês de abril. O acumulado da noite até hoje cedo era de 41,2 mm.
A situação mais grave ocorreu na Avenida Colombo, no Jardim Castor, por volta das 20h30. Uma árvore caiu sobre um Gol, onde estavam duas crianças, de 5 e 7 anos, e duas jovens de 25 anos. Érica Cristina Mendes, 25, foi encaminhada ao Hospital Santa Casa, com ferimentos leves, e permanecia internada até esta manhã. Os outros ocupantes saíram ilesos.
Dois motociclistas também foram atingidos por galhos de árvores na noite de sexta-feira. Um deles estava no estacionamento da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e outro trafegava pela Avenida Brasil. Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois sofreram ferimentos leves.
Foram registrados várias quedas de árvores que caíram sobre veículos e casas. Na Avenida Getúlio Vargas uma árvore caiu sobre a fiação elétrica, deixando toda a região sem luz. Vários pontos da cidade ainda estavam sem energia elétrica nesta manhã, como a Vila Operária.
Previsão
Segundo a meteorologista do Simepar, Sheila Melo, a chuva forte, causada pela aproximação de uma frente fria, já passou. "Durante a tarde deve haver apenas pancadas leves. A partir de amanhã o tempo fica estável e as temperaturas começam a cair. A máxima na segunda-feira em Maringá deve ser de 24º C e mínima de 14º", fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário