terça-feira, 12 de julho de 2016

Prefeitura oficializa DER para a realização de melhorias na saída para Maringá


 - ADMINISTRAÇÃO

   
A Prefeitura de Marialva oficializou o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR) para que melhore as sinalizações vertical e horizontal no entroncamento entre a Avenida Cristóvão Colombo e a rodovia BR-376. Uma reunião entre ambos os órgãos decidiu por intervenções no local. O documento formaliza a cobrança pela instalação de dois redutores de velocidade (lombadas) na via urbana, em caráter paliativo, a fim de evitar colisões.

Durante a reunião, o gerente de concessão do DER-PR, Carlos Guilherme Pittarello dos Santos, e o gerente de obras da Viapar, Egilson Mota Leal, explicaram que a mudança na preferencial atendeu uma solicitação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “O retorno anterior ao posto policial, no sentido Maringá a Marialva, teve de ser fechado para evitar que os motoristas tivessem alternativa para burlar fiscalizações e operações”, alegou o representante do DER-PR.

O fechamento do canteiro central e, consecutivamente, a alteração na saída da cidade foram executados pela Viapar. “O retorno em nível, sabemos, é mais arriscado para o tráfego e a segurança da rodovia. Por isso, optamos pela trincheira de acesso e pelo retorno ali existentes”, justificou Leal.

O município, porém, não participou das decisões. A Prefeitura de Marialva chegou a ser oficializada sobre as mudanças, mas no período em que já eram executadas pela concessionária da rodovia.

O prefeito Edgar Silvestre (Deca), o presidente do Legislativo, vereador Jefferson Garbúggio, a vereadora Rosangela Aparecida Piovesan Rosa, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Leandro Fabiano Dias, o chefe Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) em Marialva, Nilson Donizetti Lopes, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Augusto Henrique Braga, o capitão da 3ª Companhia de Polícia Militar (PM), José Renato Mildemberger, a procuradora jurídica do município, Karina Bortolon Pires de Lima e os membros da Comissão de Trânsito, Jean Marcelo Grande e Carlos Alberto Soriani também participaram do encontro.

Deca lembrou que, desde a alteração, quatro colisões ocorreram no local. “Ou seja, estamos falando de segurança e, principalmente, da preservação de vidas. O município não foi consultado sobre o impacto das decisões, mesmo aquele trecho sendo de concessão do DER”, frisou. “Agora, com a mudança repentina, é a cidade que está ficando com o ônus. Cada colisão ali registrada mobiliza um grande efetivo da Segurança e da Saúde, comprometendo o atendimento comum à população.”

De acordo com um levantamento, realizado pela empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades (LDR) para o Plano de Mobilidade Urbana de Marialva, 940 veículos trafegam pela Avenida Cristóvão Colombo no sentido a Maringá, por hora, em horários de pico. Na mão contrária, o fluxo atinge 860 automóveis.

“Portanto, são números que reforçam a iminência de novos acidentes e que aconteçam com gravidade”, ressaltou Jean Marcelo Grande. “Em horário de concentração do tráfego, aquela preferencial, do jeito que está, será desastrosa para a fluidez. De maneira unilateral, criou-se um gargalo que compromete o trânsito urbano e, mais grave, a saúde dos marialvenses.”

SOLUÇÕES
Em comum acordo, os participantes da reunião definiram que ficarão a cargo do DER e da Viapar soluções imediatas e a médio prazo.

Como medida paliativa, a Prefeitura oficializou o DER para que instale imediatamente duas lombadas na avenida. Os redutores de velocidade devem reforçar a segurança no sentido Marialva a Maringá, nas proximidades dos acessos ao Parque Industrial I e ao Conjunto João de Barro.

O gerente de obras da Viapar comprometeu-se, também, a realizar estudos topográfico e de trafegabilidade na área que engloba a trincheira de acesso à cidade e o retorno para Maringá. No local, o representante da concessionária constatou a necessidade de melhorar a segurança tanto para quem entra, quanto para quem deixa Marialva. As hipóteses, que serão analisadas em até 40 dias, incluem a abertura de uma segunda faixa de rodagem no acesso à Avenida Cristóvão Colombo e, ainda, a redução da curvatura do retorno, permitindo a criação de uma faixa de aceleração, sem intervir na saída da cidade.

Origem: Secretaria Municipal de Administração

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