terça-feira, 12 de maio de 2015

EXPOINGÁ 2015

EXPOINGÁ 2015

Hoje tem show de Munhoz e Mariano

EXPOINGÁ 2015 - 11/05/2015
O Parque Internacional de Exposições de Maringá terá uma terça-feira agitada. A programação da 43ª Expoingá 2015 prevê a sequência do torneio leiteiro, do curso para tratoristas, das palestras da Expogenética Paraná, café da manhã dos Idosos, início do Seminário Técnico de Comércio Exterior, Encontro de Produtores de Leite, apresentações no Palco Cultural e show com a dupla Munhoz & Mariano. 


O sexto dia da Expoingá 2015 começa cedo. Às seis horas, acontecerá a terceira ordenha, da série de dez, do Torneio Leiteiro. A competição, aberta às 14 horas, desta segunda-feira, reúne 15 vacas. As retiradas de leite ocorrem às seis, às 14 e às 22 horas. As campeãs serão conhecidas às 14 horas desta quinta-feira.


Às 8 horas, no Restaurante Central, tem início o tradicional café da manhã dos Idosos. Promovido pela Sociedade Rural Mulher, o evento vai reunir 300 velhinhos, de nove entidades filantrópicas de Maringá. A presidente da Sociedade Rural Mulher, Adriane Dallagnol, diz que a iniciativa é uma forma de alegrar um grupo de pessoas que deu importante contribuição para construir a sociedade maringaense. O café é o segundo evento de solidariedade organizado pela Rural Mulher, na Expoingá 2015. O primeiro, no sábado, foi a também tradicional Feijoada Beneficente, que contou com a presença de cerca de 350 convidados.


Dentro da grade de cursos, palestras e eventos técnicos da Expoingá 2015, estão programadas cinco atividades distintas. Das 8 às 17 horas, no Pátio de Máquinas, tem sequência o curso “Trabalhador na Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas - Tratorista Polivalente”, ministrado pelo engenheiro agrônomo e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar, Newton Cardoso. As aulas, práticas e teóricas, terminam nesta quarta-feira.


Também das 8 às 17 horas, mas, na Unidade Didática, começa outro curso. O tema é “Trabalhador na Bovinocultura de Leite - Casqueamento do Bovino de Leite”. O instrutor é o zootecnista Luiz Carlos Grossi. As atividades serão desenvolvidas durante dois dias.


Das 8h30 às 11 horas, no Auditório Luiz Antônio Penha, será aberto o Seminário Técnico de Comércio Exterior, realizado pela Sociedade Rural de Maringá, em parceria com o Instituto Mercosul. Serão quatro dias de palestras. O tema da primeira é “Câmbio e Financiamento nas Importações e Exportações”. As informações serão repassadas pela gerente de Negócios Internacionais do Banco do Brasil, Sílvia Heberle. Na quarta-feira, Ana Flávia Pigozzo, fala sobre “Custos nas Importações e Exportações”; na quinta, Lisandro Trindade Vieira, apresenta o “Siscoserve - Passo a Passo”; e, na sexta, Jânio Carlos Gleden das Neves, comenta sobre os “Tributos nas Importações e Exportações”.


Leite


Após o almoço, às 13 horas, no Restaurante Central, cerca de 200 pessoas participam do Encontro de Produtores de Leite da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, a Amusep. Durante a reunião, haverá duas palestras e o lançamento da Campanha Leite Qualidade Amusep. Às 13h45, o médico-veterinário do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater, Robson José Curty, ministra a primeira palestra. O tema é “O que o produtor ganha produzindo leite com qualidade”. Em seguida, às 14h30, o também médico-veterinário da Associação Paranaense de Criadores de Bovino da Raça Holandesa, Eduardo Presendo, fala sobre “O controle leiteiro como ferramenta de gestão de rebanhos”.


Às 15h15, ocorre o lançamento da Campanha Leite Qualidade Amusep. A proposta da iniciativa é promover dois meses e meio de cursos, para melhorar as questões sanitárias e nutricionais do leite produzido na região. Os cursos serão ministrados pelos técnicos da Emater e do Senar. Em setembro, após coleta e análise do produto por laboratório especializado, haverá um concurso para verificar o pecuarista que fornece o melhor leite da região.


Às 19 horas, no Auditório Luiz Antônio Penha, ocorre a segunda palestra das três previstas no ciclo da Expogenética Paraná. O tema vai ser os “Desafios e Estratégias Nutricionais na Engorda de Bovinos de Corte”. O conteúdo será repassado pelo médico-veterinário Paulo Emílio Fernandes Prohmann. Na quarta-feira, o responsável pelo Escritório Regional da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, a ABCZ, em Bauru (SP) e supervisor do Programa de Melhoramento Genético do Zebu, Eric Luís Marques da Costa, apresenta os resultados do projeto.


A Expogenética, na segunda edição, reúne cerca de setenta animais da raça Nelore, exemplares do mais alto padrão genético, com venda de sêmen para o país inteiro.


Às 22 horas, as duplas Thiago & Graciano e Munhoz & Mariano realizam shows musicais. As apresentações ocorrem no palco oficial montado na Arena de Shows e Rodeio Joaquim Romero Fontes.


Com o tema “Agronegócio - Produzindo e Alimentando com Qualidade”, a 43ª Expoingá vai até o próximo domingo. A diretoria da Sociedade Rural espera que, nos 11 dias, o público visitante seja de 500 mil pessoas. Cerca de 12 mil animais vão passar pelo Parque, no período da Feira. Ao todo, o evento reúne cerca de mil expositores das áreas de indústria, comércio, serviços e pecuária.


A previsão de comercialização geral é de R$ 350 milhões. O custo para acessar ao Parque é de R$ 4 (meia-entrada). Os postos de venda dos ingressos estão localizados na Sociedade Rural, postos Canadá e Dubai, Livraria Campus da Unicesumar, Feliz Calçados, Rede de lojas Casas Ajita, Loja Strut e, pela internet, no aloingressos.com.br





PROGRAMAÇÃO DO PALCO CULTURAL


TERÇA-FEIRA


18 horas - Danilo e Tavares


19 horas - Companhia de Dança Country da Sociedade Rural de Maringá (SRM)


20 horas - Grupo Folclórico Alemão Grüne Stadt


21 horas - Coral da Seicho-no-ie de Maringá - Uta no mati korasu kai


22 horas - Márcio Robert





(Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário