quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Projeto de Niemeyer, Rodoviária de Londrina foi alterada durante construção


fotos: Divulgação e Parra & Alegre
  • Alexandre Sanches
Poucas pessoas sabem, mas o Terminal Rodoviário de Londrina foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No entanto, durante a sua construção na década de 80, o projeto original foi alterado pelo prefeito Wilson Moreira.
Após ser eleito prefeito pela primeira vez em 1976, Antônio Casemiro Belinati convidou Oscar Niemeyer para projetar uma nova estação rodoviária para a cidade, substituindo a existente que foi projetada pelo arquiteto Vilanova Artigas, e que estava ficando pequena para Londrina.
O projeto elaborado por Niemeyer era grandioso e, por isso mesmo, caríssimo. O projeto previa uma rodoviária de formato circular, com 50 plataformas para os ônibus, sendo muito superior à rodoviária anterior, que possuía sete plataformas.
Para colocar o projeto em prática, houve a desapropriação dos imóveis localizados na Vila Matos, antiga zona do meretrício, próximo do Estádio Vitorino Gonçalves Dias, o VGD. O local - uma área de 57.615,80m² -, apesar de ser central, era considerado altamente degradado e decadente e a escolha do local foi justamente pensando em reerguer aquela região urbana.
As obras foram iniciadas em 1979, com alguns pilares sendo erguidos assim como algumas vigas da estrutura do teto. Mas com problemas de custos e a falta de recursos públicos, as obras acabaram sendo abandonadas, permanecendo alguns anos dessa forma.
Com a posse de Wilson Moreira e a necessidade urgente de uma nova rodoviária, a proposta da construção da rodoviária foi retomada. No entanto, para reduzir custos operacionais, o projeto foi alterado substancialmente. O teto de alvenaria, que foi previsto por Niemeyer, foi trocado por uma cobertura metálica, entre outras alterações menores. A obra foi inaugurada em 25 de junho de 1988 e foi batizada de Terminal Rodoviário José Garcia Villar.
Apesar das alterações sofridas no projeto, a Rodoviária de Londrina é um orgulho para Londrina por ter sido projetada originalmente por Oscar Niemeyer. Ela é considerada uma das mais funcionais e mais belas do Brasil.
O terminal tem construção toda feita em zinco, em formato circular. No centro, o teto possui uma abertura e ai há um jardim, tendo ao redor os guichês para as vendas de passagens, lojas, farmácias, lanchonetes e outroas utilidades. Já as plataformas de embarque e desembarque ficam na área externa do círculo. Uma praça foi montada ao lado do terminal, onde há um relógio de sol instalado. Porém, este espaço é pouco utilizado por estar fora de mão e pelo risco de assaltos na região.

Veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário