quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Requião barra empréstimo de R$ 730 milhões ao Paraná

O senador Roberto Requião (PMDB) travou um empréstimo de mais de R$ 730 milhões que seriam repassados pelo Banco Mundial (Bird) para o Paraná. O senador barrou a votação do empréstimo, que aconteceu nesta terça-feira (18), no plenário do Senado.

"Eu quero me recusar a votar um empréstimo que vai sobrecarregar o meu estado, o estado que eu represento, sem ter a menor ideia do destino desse recurso. Coloco minha objeção, ao mesmo tempo que tentarei obstruir isso", disse Requião.

Antes de obstruir a votação do empréstimo ao Estado que representa, Requião aprovou, junto com outros senadores, operações semelhantes para Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo a proposta, o dinheiro do Bird vai bancar projetos de educação, saúde, desenvolvimento rural sustentável, gestão ambiental e de riscos de desastres e em ações de qualificação e modernização do serviço público.

O projeto deve retornar à pauta do Senado nesta quarta-feira. Se isso não acontecer, a apreciação da operação só ocorrerá no ano que vem.

Traição

De acordo com o blogueiro Fábio Campana, o empréstimo foi solicitado pelo próprio Requião, em 2010, quando estava à frente do governo do Estado. O governador Beto Richa reagiu ao bloqueio de Requião.

"É inaceitável essa atitude do senador e governador aposentado Roberto Requião contra o Paraná. Na mesma noite em que traiu o Paraná, ele votou a favor de empréstimos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Bahia. Só isso já mostra que ele é, sim, contra o Paraná."

Nenhum comentário:

Postar um comentário