quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Assistência Social retoma projetos destinados aos jovens e à terceira idade

Assistência Social retoma projetos destinados aos jovens e à terceira idade
16/02/2016 - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

       
A Secretaria de Assistência Social retomou, nesta segunda-feira (15), os projetos de atendimento aos jovens de baixa renda e à população idosa de Marialva. A titular da pasta, Maria Ângela (Mari) Martins Molina Silvestre, recepcionou os cerca de 200 participantes, durante encontro realizado no Centro de Convivência do Idoso Angela Quinalli Caetano.

JOVENS

Aos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Espaço Jovem”, Mari lembrou dos compromissos assumidos com o ingresso no programa. “Aqui, o conhecimento e a cultura serão diariamente reforçados em vocês. A equipe de professores está preparada e disposta a oferecer sempre o melhor. Só que, para isso, é indispensável que cada um continue frequentando o ensino regular, com muita dedicação e disciplina”, pediu.

Aproximadamente 30 educandos, com idades entre 15 e 17 anos, participarão das atividades recreativas e pedagógicas desenvolvidas no projeto a partir do próximo dia 29. Os adolescentes terão aulas de música, capoeira, artesanato, culinária, dança, informática, educação física e literatura durante o contra turno escolar.

O objetivo do “Espaço Jovem” é promover o desenvolvimento pessoal e social dos participantes – selecionados a partir de análise socioeconômica do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou encaminhados pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) para o cumprimento de medidas socioeducativas.

Os pais e/ou os responsáveis do adolescente que mantiver frequência regular no colégio e no programa recebem R$ 55 mensais. “Este é um espaço de aprendizado e melhoria de vida, onde são estimulados o respeito, a cooperação e a ética entre os menores. Ao invés de um período ocioso, eles têm tardes com verdadeiras lições de superação e cidadania”, enfatizou Mari.

Para participar do “Espaço Jovem”, o aluno precisa comparecer ao CRAS, acompanhado dos pais ou responsável, portando identidade, CPF, certidão de nascimento, duas fotos tamanho 3x4, comprovante de residência e comprovante de matrícula. A documentação deve ser entregue na sede do órgão, na Rua Cypriano Parpinelli, 728, às quartas (manhã) ou terças e quintas (em horário comercial).

MELHOR IDADE

Já no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Melhor Idade”, 360 mulheres são atendidas pelo poder público em Marialva e nos distritos de Aquidaban, São Miguel do Cambuí, Santa Fé e São Luiz.

As participantes, com idade acima dos 60 anos, têm aulas de ginástica, dança, coral, teatro, violão e artesanato no Centro do Idoso, nas Academias da Terceira Idade (ATIs) e nos salões comunitários dos distritos.

“E é uma honra para o nosso município desenvolver esse projeto grandioso. Além de demonstrar atenção e respeito, Marialva também se preocupa com a saúde e o bem-estar da população idosa”, ressaltou a secretária. “Sejam novamente bem-vindas às atividades. Preparamos uma programação especial para que o grupo produza e se fortaleça ainda mais ao longo deste ano.”

A primeira viagem do “Melhor Idade” está marcada para o próximo dia 23, quando as idosas saem da cidade com destino à Guaratuba, no litoral do Paraná.

Maiores informações: (44) 3232-2580.

Origem: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário